(Jcomp/Freepik)
Com o intuito de auxiliar os consumidores nas escolhas e trazer mais clareza sobre como organizar uma viagem de férias sem surpresas desagradáveis, o Procon PBH publicou um guia com algumas dicas para quem vai passear em outras cidades neste ou nos próximos meses. Dentre as dicas para se evitar transtornos está a organização prévia, além do cuidado com as bagagens.
Segundo a diretora do Procon PBH, Ana Paula Castro, qualquer viagem começa muito antes das pessoas saírem de casa, portanto, o ideal é se organizar com antecedência e pesquisar tanto o destino que se pretende conhecer quanto os estabelecimentos que serão contratados. “As empresas de turismo, seja de hospedagem, passeios ou transporte devem estar regularizadas no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo. Antes de efetivar qualquer contratação, vale pesquisar o registro do fornecedor e seu histórico por meio do site cadastur.turismo.gov.br”, explica.
Ao efetuar uma reserva ou o pagamento antecipado do serviço, deve-se sempre verificar se os dados da empresa recebedora conferem com as informações contratadas. Os comprovantes de pagamentos, contratos e anúncios devem sempre ser arquivados até o retorno da viagem. Já no caso da locação de veículos e imóveis, a dica é vistoriar o bem contratado e filmá-lo ou fotografá-lo no início do aluguel, comprovando o estado de conservação em que foi encontrado.
Para quem pretende viajar de ônibus ou avião, existem direitos específicos para cada caso de atraso, cancelamento ou interrupção de viagem, variando de acordo com a modalidade do transporte. As informações completas sobre os direitos e deveres do consumidor em viagens por terra ou pelo ar podem ser conferidas nos sites da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O cuidado com as bagagens também é outro detalhe importante para os viajantes e que frequentemente dá muita dor de cabeça. O Procon PBH orienta a evitar despachar objetos de valor, tais como: joias, dinheiro e eletroeletrônicos. Esses itens devem ser transportados sempre na bagagem de mão e todas as bolsas e malas, despachadas ou não, devem estar identificadas com nome, e-mail, endereço completo e telefone. No caso de extravio ou alguma avaria, a empresa transportadora deve ser acionada imediatamente, afinal, ela é responsável por todo o conteúdo despachado até recebimento pelo passageiro.
O Procon PBH reforça que, ao se sentir prejudicado em seus direitos de consumidor, referentes ao que contratou ou ao que a propaganda anunciava, o cidadão deve procurar, primeiramente, o canal de atendimento da empresa contratada. Caso não tenha êxito com a reclamação, deve buscar os canais de atendimento do Procon PBH.
Saiba mais dicas e confira os canais de atendimento ao consumidor do Procon PBH on-line.
* Com informações da PBH
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