Vale anuncia fundo voluntário para recuperação do rio Doce; acompanhe entrevista

Letícia Alves
27/11/2015 às 12:35.
Atualizado em 17/11/2021 às 03:07
 (Reprodução/Youtube)

(Reprodução/Youtube)

A Vale anunciou, na manhã desta sexta-feira (27) que irá criar um fundo voluntário para recuperação do Rio Doce. Segundo o diretor-presidente Murilo Ferreira da empresa, o fundo está desvinculado dos valores exigidos pelo Ministério Público para ajuda às vítimas da tragédia.

“Esse é um caminho que nos vamos seguir porque essa causa estamos abraçados”, disse Ferreira.

O fundo irá contar com a participação de outras empresas instaladas próximas ao Rio Doce, o Governo Federal e Estadual, Ministério Público e entidades envolvidas na causa ambiental. Ainda não há uma previsão dos valores que serão depositado no fundo.

Desconhecimento

Segundo o diretor de Finanças e Relações com Investidores da Vale, Peter Poppinga, a empresa e seus diretores não tinham sido comunicados de qualquer problema nas barragens da mina da Samarco, em Mariana. “Não tínhamos nenhum conhecimento”, destacou.

O diretor-presidente da Vale, Murilo Ferreira, esclareceu que o modelo de governança da empresa e questões de competição de mercado impedem que algumas informações sejam passadas aos acionistas. “Nós não podemos ou poderíamos ser autuados com multas sobre faturamento”, disse.

De acordo com ele, algumas questões são esclarecidas em reuniões anuais com o conselho da Samarco. Este ano, foram feitas duas das três previstas.

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por