(Prefeitura de Rio Preto / Divulgação)
Terminaram no fim da tarde desta terça-feira (22) os simulados de treinamento da população de Rio Preto, na Zona da Mata, para a evacuação das zonas de autossalvamento em caso de colapso da barragem da Usina Hidrelétrica do Mello. Os moradores de sete bairros da cidade foram divididos em três grupos e orientados pela Vale, responsável pela estrutura, e pela Defesa Civil do município. Ao todo, 238 pessoas participaram do simulado.
Os treinamentos, segundo a Prefeitura de Rio Preto, começaram às 8h nos bairros Comunidade dos Pastos, Vila Verde e Cruzeiro. Em seguida, foi a vez dos moradores do Centro e do bairro Antônio Lopes receberem as instruções. Por último, os bairros Porto dos Índios e Furtado passaram pelo simulado.
Apesar das simulações, a Vale reiterou que o estado de emergência para a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Mello foi encerrado no dia 19 de março e que a estrutura passa por obras de incremento dos fatores de segurança desde novembro de 2018. O treinamento aconteceu de forma preventiva para dar continuidade à implantação do plano de emergência para a Zona de Segurança Secundária (ZSS).
No dia 16 de março, 29 moradores da região foram retirados de suas casas devido a uma chuva forte que elevou o risco de rompimento da estrutura, que armazena água. Divididos em 19 famílias, os moradores voltaram às suas casas no dia 20 do mesmo mês, quando o risco de rompimento foi encerrado.