Velocidade no Centro de Belo Horizonte deve dobrar com o BRT

Bruno Moreno - Hoje em Dia
11/01/2014 às 08:06.
Atualizado em 20/11/2021 às 15:16
 (Eugênio Moraes)

(Eugênio Moraes)

A velocidade média dos veículos que trafegam pelo Centro de Belo Horizonte deve mais que dobrar até junho de 2015, quando o Move (nome dado ao BRT de Belo Horizonte) estiver instalado por completo. Atualmente, carros e ônibus passam pela região a uma velocidade média de 12km/h e a expectativa é a de que alcancem 26km/h no meio do ano que vem. A afirmação é do diretor de Sistema Viário da BHTrans, Edson Amorim de Paula.   Se a projeção se confirmar, os números irão reverter uma tendência dos últimos anos, quando a velocidade média dos coletivos caiu. Em 2002 era de 18 km/h e, em 2010, chegou a 16km/h. Atualmente, os ônibus gerenciados pela BHTrans trafegam a 9 km/h, enquanto os metropolitanos, sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), apresentam a média de 11km/h.   A previsão é a de que, no meio do ano que vem, esses coletivos municipais possam desenvolver velocidade média de 17km/h, enquanto os metropolitanos chegarão a 21km/h. Já os carros, que hoje em dia alcançam 12km/h, poderão desenvolver 27km/h, de acordo com os estudos.   Adaptações   Para que isso seja possível, a BHTrans tem feito modificações no tráfego da cidade, principalmente com a intenção de facilitar a locomoção dos ônibus articulados do BRT, que alcançam 18,6 metros de comprimento. Na última sexta-feira (10) foram anunciadas mais duas intervenções e ambas valerão a partir da meia-noite da próxima segunda-feira.   Uma delas será na praça Hugo Werneck, na região hospitalar, que sofrerá alterações significativas, com a priorização das vias para travessia de pedestres. A principal mudança será a proibição de conversões à esquerda na avenida Francisco Sales, tanto no sentido Floresta quanto Santa Efigênia. Além disso, os veículos não poderão mais virar à direita quando já estiverem na praça. Para seguirem o caminho, os motoristas deverão dar a volta na praça e três novas conversões foram criadas.   Já no Viaduto B, que liga a Lagoinha ao Centro, os veículos que vierem da avenida Antônio Carlos poderão pegar a pista da direita, que segue em direção à avenida Olegário Maciel.   Nas próximas semanas serão detalhadas intervenções na região no Palácio das Artes e na praça Doutor Lucas Machado, no bairro Santa Efigênia. A BHTrans já implantou outras três intervenções para o Move: na avenida Brasil com rua Rio Grande do Norte; na praça Afonso Arinos e na avenida Silviano Brandão.

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