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A Via 710, que ligará as avenidas Cristiano Machado e Andradas, só será realidade no segundo semestre de 2016. A conclusão do corredor estava prevista para a Copa do Mundo deste ano. No entanto, as obras foram retomadas há apenas duas semanas, após mais de dois anos paralisadas.
As remoções e desapropriações – um dos principais motivos da suspensão – , ainda interferem nos trabalhos e podem, inclusive, prorrogar mais uma vez o prazo para entrega da via, além de aumentar o custo total do empreendimento.
A obra foi paralisada em julho de 2012, com apenas 1,8% concluídos. A empresa responsável pela implantação do corredor teve o contrato rompido por não cumprir os termos do acordo. Os repasses financeiros também foram interrompidos.
Em 2013, a via foi retirada da Matriz de Responsabilidades para a Copa do Mundo. Somente em setembro deste ano, uma nova empresa foi contratada.
Segundo a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), com o pouco tempo de retomada dos trabalhos, ainda não é possível avaliar qual é o estágio das obras atualmene.
Quando foi paralisada, apenas um trecho de 220 metros, paralelo à Rua Lauro Gomes Vidal, em área da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), havia sido finalizado. Nesta quinta-feira (18), os trabalhos prosseguem apenas nos trechos em que a retirada das famílias foi concluída, segunda a Superintendência.
As remoções e desapropriações estavam previstas para serem finalizadas em março deste ano. No entanto, hoje, 327 remoções, de um total de 413 domicílios, não foram efetivadas.
O trabalho de remoção de famílias dos imóveis sem regularização ou de invasões é feito pela Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel).
Já as desapropriações, executadas pela Sudecap, também não foram concluídas. Do total de 211 famílias, 96 entraram na Justiça e 34 estão em negociação. O valor estimado para as desapropriações, que era de R$ 75,2 milhões, está sendo revisto pela Superintendência por causa das ações judiciais.
Investimento pode superar R$ 66 mi
A Via 710 é uma alternativa para se chegar à Linha Verde, principal acesso ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins), aliviando o trânsito na região Central e na Avenida Cristiano Machado.
A obra está orçada em mais de R$ 66 milhões, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC da Mobilidade). No projeto executivo, foram gastos R$2,9 milhões em recursos municipais.
O projeto prevê implantação de uma via com duas a quatro faixas de rolamento por sentido, sinalizações vertical e horizontal, além de ciclovias, passeios e canteiro central.
O corredor parte do cruzamento das avenidas Cristiano Machado e Bernardo Vasconcelos, no bairro Palmares, até a avenida dos Andradas, no bairro Esplanada. Grande parte do trajeto fica paralelo à linha do metrô.