Esta foi a 16ª vez que o local evitou potenciais acidentes com veículos de carga desde a criação, em agosto de 2022
Caminhão de carga utilizou a área de escape para evitar um acidente na madrugada deste sábado (19) (Divulgação/ BHTrans)
A área de escape do Anel Rodoviário, na descida do bairro Betânia, região Oeste de Belo Horizonte, foi utilizada mais uma vez na madrugada deste sábado (19) - é a terceira ocorrência em uma semana. Um caminhão precisou acessar a estrutura para evitar um acidente. O motorista não se feriu.
Imagens de uma câmera de segurança instalada na região mostram o momento que o veículo de carga entra na área de escape e tomba. Segundo a BHTrans, a carreta ainda está no local esperando o reboque da seguradora.
O acesso foi sinalizado pela BHTrans. Esta foi a 16ª vez que a estrutura foi utilizada por veículos pesados evitando potenciais acidentes.
Na quarta-feira (16), um caminhão-baú também utilizou a estrutura para evitar um acidente. No último domingo (13), um carro também teria parado no local após o motorista ter errado o caminho. Ninguém ficou ferido.
Acidentes evitados após instalação da área de escape
A área de escape do Anel foi criada em agosto de 2022. O projeto foi desenvolvido pela BHTrans e a execução das obras foi feita com a supervisão da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).
As obras duraram nove meses com investimento de R$ 3,5 milhões. No local, foram feitas obras de drenagem, estruturas de concreto, pavimentação, sinalização, iluminação e obras complementares.
A estrutura é composta por uma caixa de concreto preenchida com argila expandida (cinasita), que aumenta o atrito e reduz a velocidade do veículo, em uma lógica semelhante à usada em pistas de automobilismo. Uma série de placas e um painel de mensagens digitais orienta os motoristas sobre a área de escape.
As equipes do Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) monitoram, por meio de uma câmera instalada em frente à estrutura, a entrada do caminhão na Área de Escape e acionam o protocolo de segurança.
Equipes da BHTrans e Polícia Militar Rodoviária são direcionadas para atender a ocorrência, juntamente com guindastes e reboques.
Leia mais: