Imagens mostram a via da região Noroeste tomada pelas águas
A avenida Dr Antônio Henrique Alves, no bairro Caiçara, região Noroeste de Belo Horizonte, se transformou em "rio" na noite desta quinta-feira (26), em meio à chuvarada. Um vídeo feito por uma moradora mostra a via tomada pela água. A mulher reclama que o problema é recorrente e que as pessoas acumulam prejuízos. Assista:
Alertas foram divulgados pela Defesa Civil de BH. Em meio às fortes chuvas registradas nos últimos dias e previsão de novas precipitações, o órgão municipal reforça o risco geológico forte, que indica perigo de desabamento ou deslizamento de terra provocados pelo solo encharcado de água. O comunicado é válido pelo menos até sexta-feira (27) para todas as regionais da capital.
Pelos padrões da Organização Meteorológica Mundial (OMM), a unidade de medida de precipitação é o milímetro (mm). A escolha se deve a razões práticas: 1 mm de espessura corresponde a 1 litro de água em um espaço de 1 metro quadrado.
Portanto, a medida em milímetros apontada nas previsões de tempo ou nos relatórios sobre chuvas considera que cada unidade corresponde a 1 litro em uma área de 1 metro quadrado.
Uma chuva de 10 mm corresponde a 10 litros de água em uma superfície plana de 1 metro quadrado. Dentro desse conceito deve-se considerar:
Leia mais: