Chamas que atingiram área de difícil acesso em Brumadinho foram combatidas por 68 militares e dois helicópteros
Helicópteros foram utilizados no combate às chamas (Corpo de Bombeiros/Divulgação)
Após mais de 24 horas de trabalho intenso, o Corpo de Bombeiros conseguiu controlar o incêndio que atingia a Serra do Rola-Moça, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. As chamas, que começaram na madrugada de domingo (3), foram combatidas por 68 militares e brigadistas, com o apoio de dois helicópteros. Por volta das 12h45, os militares localizaram dois focos de reignição das chamas. Uma aeronave foi deslocada para eliminar a possibilidade de um novo incêndio.
A operação foi retomada na manhã desta segunda-feira (4), por volta das 5h30, após uma interrupção durante a noite devido à dificuldade de acesso à área. "O foco principal, quando fomos acionados, estava mais próximo do condomínio Retiro e, posteriormente, propagou na direção do vento, o que é comum", explicou o capitão Sérgio Magalhães, do Corpo de Bombeiros.
(Corpo de Bombeiros/Divulgação)
Durante a operação, as equipes utilizaram bombas de água e abafadores, além do apoio aéreo fundamental. Os helicópteros foram usados tanto para lançar água sobre os pontos de fogo quanto para mapear a área e transportar as equipes.
A principal preocupação dos bombeiros era evitar que o fogo se aproximasse de residências e, principalmente, do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, uma área de vegetação menos densa que facilitaria a propagação das chamas. A estratégia foi bem-sucedida, e o controle completo da situação foi anunciado no fim da manhã. Apesar do controle, equipes de brigada continuam no local para monitorar e evitar o surgimento de novos focos.
Leia mais: