Incêndio

VÍDEO: chamas se aproximam do Santuário da Serra da Piedade e preocupam padres

"Equipes trabalham para conter esse avanço, entretanto está muito difícil", destaca o reitor, padre Wagner Calegário

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
12/09/2024 às 13:46.
Atualizado em 12/09/2024 às 14:15

O incêndio de grandes proporções que atinge a vegetação da Serra da Piedade, área de preservação que fica em Caeté, na Grande BH, nesta quinta-feira (12), pode ser visto do Santuário que leva o nome de um dos cartões-postais de Minas. E já causa preocupação.

Reitor do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, o padre Wagner Calegário lamenta o quão difícil está o trabalho do Corpo de Bombeiros no combate ao fogo, especialmente devido ao vento que direciona as chamas em direção do local que é, diariamente, visitado por muitos fieis.

"A direção do vento leva a crer que o fogo pode cada vez mais se aproximar. Vemos que ele começou na região do trevo de Caeté e agora já chegou na área dos Cedros, onde temos o residencial. E a área mais ao fundo que pega fogo com maior fumaça está próxima à nascente de água que abastece todo o condomínio que está dentro do santuário. Equipes trabalham para conter esse avanço, entretanto está muito difícil", destaca o reitor.

Padre Wagner Calegário mostra que as chamas já se aproximam do Santuário (Divulgação / Arquidiocese de BH)

Padre Wagner Calegário mostra que as chamas já se aproximam do Santuário (Divulgação / Arquidiocese de BH)

Atuam no combate ao fogo, além dos bombeiros, brigadistas de Caeté, da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (AMDA), do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e de uma mineradora que atua na região.

Mais cedo, o Corpo de Bombeiros informou ter conseguido controlar as chamas, mas equipes seguem no local para os trabalhos de rescaldo. Os militares foram acionados pela primeira vez por volta de 14h50 da quarta-feira (11) para atender o chamado no entorno da serra. Conforme os bombeiros, as chamas estavam muito altas e se aproximavam de um condomínio da região. Alguns moradores locais organizaram uma brigada para combater os primeiros focos. 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por