Motoristas devem redobrar a atenção na altura do bairro Ribeiro de Abreu, região Nordeste de BH
Estrada não tem acostamento, o que complica ainda mais a vida dos motoristas (Valéria Marques)
Duas semanas após reparo em um trecho com buracos na rodovia MG-020, na altura do bairro Ribeiro de Abreu, na região Nordeste de BH, motoristas voltam a enfrentar transtornos na via. Novas crateras desafiam os condutores que passam pelo local. Um esgoto a céu aberto contribui para o problema.
A situação foi mostrada pelo Hoje em Dia em 2 de agosto. Três dias depois, equipes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG) estiveram no local para fazer uma obra de tapa-buraco. Porém, a intervenção foi insuficiente, segundo os próprios motoristas.
"Colocaram uma nova capa de asfalto, mas não resolveu. Esse é um problema crônico, enfrentado há anos por quem precisa trafegar por aqui. As autoridades precisam dar uma solução urgente e definitiva", critica o professor Rodrigo Silva, de 38 anos. Morador de Santa Luzia, na Grande BH, ele passa pelo trecho diariamente.
Além dos riscos de acidentes, o trânsito na região está complicado. Na tentativa de fugir dos buracos, motoristas têm reduzido a velocidade na pista, o que provoca congestionemantos durante os horários de pico. "Tem dia que filas se formam aqui", acrescenta Silva.
Há duas semanas, quando o Hoje em Dia mostrou o problema, a “armadilha” fez vítimas. Uma mulher caiu da garupa de uma moto e dois carros tiveram os pneus estourados após passarem pelo trecho.
Em setembro de 2023, a reportagem também flagrou acidentes provocados pelas “crateras” na psita. Antes disso, em março, o trecho já era “inimigo” dos motoristas locais. A estrada não tem acostamento, o que complica ainda mais a vida dos motoristas.
No início do mês, o DER-MG informou que o problema na MG-020 ocorre em função de lixo e entulho de construção que são jogados nas valetas.
Em nota enviada ao Hoje em Dia, o órgão destacou que a intervenção ocorreu em ponto "bem próximo ao local citado" e que "a questão não será resolvida com tapa-buracos". O problema na rodovia é que lixo e entulho de construção continuam a ser jogados nas valetas e, desta forma, incapacitam o funcionamento do sistema de drenagem e o fluxo de esgoto que escorre para a pista, desagregando o pavimento, avaliou o órgão.
O DER-MG informou que "a mesma situação que aconteceu no início do mês, e que o Departamento fez a correção do pavimento" começou se formar no ponto visitado pelo Hoje em Dia.
E ressaltou que "tanto o entulho, quanto o lixo de construção nas valetas de drenagem e o esgoto na pista não são de competência do Departamento solucionar". Por isso, acionou a Regional Norte da Prefeitura de Belo Horizonte para realizar a limpeza do entulho urbano - foi informado que uma ação estava programada para esta semana.
A respeito do lançamento irregular de esgoto no sistema de drenagem e na pista, o órgão avisou que fará contato com a Copasa para que a questão seja resolvida.
* Matéria atualizada às 16h58 com o posicionamento do DER-MG
Leia mais: