(Reprodução / Redes Sociais)
A deputada estadual Andréia de Jesus (PT) divulgou em suas redes sociais uma denúncia de violência policial contra um jovem em Pirapetinga, na Zona da Mata, cometida no último sábado (25). Segundo a parlamentar, ao ser abordado por militares, o suspeito foi arrastado, agredido com chutes e socos, que deixaram marcas das agressões em diversas partes do corpo.
No vídeo divulgado pela deputada, é possível ver que um dos policiais estaria usando força bruta contra o rapaz, já algemado e dentro da viatura. “Qual foi o protocolo utilizado nessa abordagem? (...) Nas imagens, fica evidente a violência e o uso desproporcional da força”, questionou Andréia de Jesus. Contudo, a gravação não mostra outras agressões citadas pela parlamentar.
Ainda na publicação, a deputada estadual do PT disse que o rapaz não ofereceu resistência, não estava portando nenhum tipo de arma e que ele teria deixado o local do crime, não identificado no post, para não ser atingido.
A parlamentar afirmou que enviará um ofício à Polícia Militar de Minas solicitando “abertura de procedimento para identificar e apurar os crimes praticados pelos policiais” e o afastamento de serviço externo dos militares envolvidos durante a apuração dos fatos.
Andréia de Jesus disse ainda que vai acionar o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) com atribuição militar para acompanhar os desdobramentos do caso de violações e torturas.
Em nota, a PM informou que os militares pertencem ao 68º BPM, em Leopoldina, e que foi instaurado um procedimento investigatório para elucidação dos fatos.
Leia mais: