Registro do animal é raro já que a espécie está em extinção em Minas.
(Reprodução / Redes Sociais)
Uma lontra foi vista pela segunda vez neste ano na Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, nesta quinta-feira (14). O flagrante do animal comendo um peixe foi compartilhado por uma usuária no “X”, antigo Twitter, e viralizou nas redes sociais.
Esta é a segunda vez no ano que um registro do animal é compartilhado. Em agosto um morador da região flagrou a lontra nadando nas águas do cartão postal de BH.
A espécie está na lista de animais ameaçados de extinção pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). A lontra é um animal solitário e só é vista em bando em períodos de reprodução. A recomendação é que as pessoas não se aproximem do animal.
Segundo a prefeitura de BH, embora não seja frequente, já foram registradas presenças de lontras no local outras vezes. A PBH explicou que a lagoa da Pampulha é um ecossistema aberto que permite a entrada e saída desses animais, que geralmente se deslocam em busca de alimento e locais para reprodução.
Ainda segundo o Executivo, em período de chuvas é comum o deslocamento de animais para as áreas urbanas, uma vez que “a extensão no fluxo de água atende às demandas naturais dos animais semiaquáticos”.