Levantamento dos Bombeiros

VÍDEO: Minas tem quase 1,3 mil registros de incêndios em vegetação em 72 horas

Número se refere aos chamados recebidos pelos Bombeiros das 12h de sexta (13), até o meio dia desta segunda (16)

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
16/09/2024 às 15:30.
Atualizado em 16/09/2024 às 15:49

O Corpo de Bombeiros recebeu, das 12h da última sexta-feira (13) até o meio-dia desta segunda (16), 1.299 chamadas para combate a incêndios em vegetações espalhadas por todas as regiões do Estado. Em 24 horas - das 14h de domingo (15) às 14h desta segunda - foram 399 solicitações, sendo 124 na Grande BH.

No domingo, uma das principais atuações foi o combate a incêndio florestal no Parque Estadual Serra Negra, próximo a Lima Duarte, na Zona da Mata.

Durante o trabalho de captação da água para apagar as chamas, o tenente Heraldo, explicou que o relevo bastante acidentado da região, com vegetação típica de Mata Atlântica caracterizada por árvores muito altas - de cinco, seis metros - dificulta os trabalhos, especialmente o transporte de bombeiros e brigadistas até os locais.

Incêndio de grandes proporções atingiu duas fazendas, localizadas próximo ao Distrito de Sentinela (Divulgação / CBMMG)

Incêndio de grandes proporções atingiu duas fazendas, localizadas próximo ao Distrito de Sentinela (Divulgação / CBMMG)

Também no domingo, o Posto Avançado de Bombeiros de Bocaiúva foi acionado para atendimento a incêndio em vegetação em área rural não protegida, pertencente a duas fazendas, próximo ao Distrito de Sentinela. 

Um incêndio de grande proporção consumia uma vegetação formada predominantemente por cerrado e pasto e se espalhou rapidamente, queimando plantação de capim para alimentação de gado e cercas de arame e ameaçando residências e animais como bovinos e equinos.   

Os Bombeiros contaram com o apoio de 16 (dezesseis) moradores locais (que foram divididos em três frentes de combate), além de um pipa. O combate as chamas durou cerca de três horas, tendo como área queimada aproximadamente 15 hectares. Foram gastos 5 mil litros de água para o combate.  

Segundo o relato de testemunhas, o incêndio teria iniciado após o rompimento de um fio de eletricidade, que passa dentro da área de uma das fazendas, pertencente a concessionária de energia elétrica. Os moradores foram orientados ficarem longe do local de queda do fio de eletricidade, a fazer contato com a Concessionária de energia responsável, e a continuar monitorando aquela região, para evitar nova reignição.

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por