Vídeo foi produzido em parceria com a Polícia Civil de São Paulo e divulgado nesta quarta-feira
Animação em 3D recria o acidente que vítimou 39 pessoas na BR-116 (PCMG / Divulgação)
Um vídeo com uma reprodução simulada em 3D mostra detalhes do grave acidente envolvendo carreta, ônibus e carro veículo na BR-116, em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri. As imagens foram divulgadas pela Polícia Civil nesta quarta-feira (26), mesmo dia em que o motorista da veículo de carga e o dono da empresa de transportes foram indiciados por homicídios com dolo eventual.
O material foi produzido em parceria com a Polícia Civil de São Paulo. Na simulação é possível o momento em que a pedra de quartzito levada na carreta se solta e atinge o ônibus. As imagens foram geradas após análise de dados e vestígios obtidos por meio de um mapeamento tridimensional com scanner a laser 3D, além de levantamentos periciais.
Além dos homicídios, o condutor e o dono da empresa de transportes também foram indiciados por lesões corporais, sendo três graves e oito leves, em razão das pessoas que ficaram feridas na batida, que envolveu ainda um ônibus e um carro de passeio.
"O inquérito reuniu provas técnicas e testemunhais, além de diversos elementos que permitiram esclarecer todo o ocorrido e responsabilizar o motorista e o dono da empresa de transporte das pedras de quartzito", disse o delegado delegado Amaury Albuquerque, responsável pela investigação.
O acidente ocorreu na madrugada de 21 de dezembro, quando a carreta, carregada com um bloco de granito, colidiu com um ônibus.
A força do impacto causou a morte de 39 pessoas e deixou várias feridas. A maioria das vítimas ficou presa às ferragens e morreu carbonizada. Os corpos foram identificados por meio de exames de DNA, papiloscopia e odontologia legal.
O motorista fugiu do local e foi preso dois dias após o acidente, quando se entregou à polícia, no Espírito Santo.