Em períodos de seca e calor, Bombeiros utilizam a técnica de remoção de vegetação para criar uma barreira física e evitar que o fogo se espalhe
(Luisa Cristina de Almeida Campos/Divulgação)
Nos períodos de seca e calor intenso, o risco de incêndios em vegetação dispara em Minas e no Brasil. Para reduzir as queimadas e evitar grandes desastres, o Corpo de Bombeiros utiliza uma ferramenta “simples” e “crucial” de prevenção: o aceiro.
Um aceiro é uma faixa de terreno onde toda a vegetação foi removida, deixando o solo exposto. A função da ferramenta é atuar como uma barreira física que impede a propagação do fogo.
Em um vídeo divulgado pelos Bombeiros, o sargento Paulino mostra a atuação do aceiro na prevenção de grandes queimadas em uma demonstração com maquete.
“A partir do aceiro, o fogo não deu continuidade. Por isso estamos falando da importância dessa ferramenta”, disse o sargento Paulino.
Como o fogo se alimenta de material combustível (folhas secas, galhos, arbustos), a ausência total dessa vegetação na área do aceiro interrompe a continuidade do incêndio, isolando a área protegida.
Leia mais: