(Reprodução/Redes Sociais)
Moradores de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, seguem sofrendo com os transtornos causados pelas chuvas no município. O Rio Doce transbordou nesta segunda-feira (9) e atingiu diversas ruas. Segundo a Prefeitura, 60 pessoas estão desabrigadas.
A Defesa Civil Municipal informou que está monitorando a situação do rio devido às fortes chuvas que atingiram Valadares nesse fim de semana. De acordo com o órgão, o volume do rio Doce atingiu 3,4 m às 18h desta segunda e a previsão é que o nível de água chegue a 3,7 m até 0h. O nível considerado máximo pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) é de 2,8 m – acima desse valor ocorre transbordamento.
Para terça-feira (10), a previsão é que o rio estabilize e reduza o volume, pois não há previsão de chuvas nas cabeceiras de seus afluentes, segundo a Defesa Civil Estadual.
Até o momento, os bairros Santa Rita, São Tarcízio, São Pedro e Ilha dos Araújos são os mais afetados pelo transbordo do rio, com a água atingindo várias ruas e avenidas.
O prefeito de Governador Valadares, André Merlo (sem partido), se reuniu na manhã desta segunda (9) com o Sistema de Comando Operacional da cidade, formado por representantes da Defesa Civil, das Polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros e da Saae, para discutir ações preventivas em relação ao transbordamento do Rio Doce.
"É importante não deixar as crianças brincarem na água para evitar que contraiam doenças. Quem mora em área ribeirinha não deixe para buscar ajuda de última hora. Se optar por ficar em andares superiores, leve mais insumos para evitar alguma ocorrência", orientou o prefeito.
Confira vídeos do alagamento na cidade:
Leia mais: