Serão 24 horas de atividades culturais no próximo fim de semana
Praça da Estação está entre os espaços que receberão atrações do evento (Divulgação / @viradaculturalbh / PBH)
Belo Horizonte se prepara para viver um dos fins de semana mais vibrantes do ano com a 10ª edição da Virada Cultural, neste sábado (23) e domingo (24). A capital se transforma em um grande palco a céu aberto, com 24 horas de programação e mais de 300 atrações. Entre as apresentações, estão a dupla sertaneja Israel & Rodolffo, Djonga, Carlinhos Brown, Orquestra Ouro Preto, Akatu, Fat Family e Olodum.
Detalhes sobre a festa dados pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) nesta terça-feira (19). A expectativa é atrair mais de 25 mil pessoas para o circuito cultural nos seis palcos que serão montados no hipercentro: Praça da Estação, Parque Municipal, Viaduto Xeque Mate (Santa Tereza), Praça Rui Barbosa, Praça Fuad Noman e Praça Raul Soares.
Segundo a PBH, a proposta da edição 2025 é uma ocupação afetiva e pulsante, valorizando as culturas de base e múltiplas expressões: samba, hip-hop, funk, teatro de rua, dança, circo, artes visuais, literatura, poesia, performances, intervenções urbanas, audiovisual, culturas populares, atrações infantis e esportes urbanos.
A 10ª Virada Cultural deve envolver 3,5 mil profissionais entre artistas, técnicos e trabalhadores de apoio, além de movimentar bares, restaurantes e o comércio local. A gastronomia, inclusive, ganha destaque na festa, com o Viradão Gastronômico, que traz 25 estabelecimentos oferecendo pratos e bebidas a preços acessíveis, com valor máximo de R$ 20.
"A Virada Cultural de BH é uma das maiores celebrações da diversidade da capital, reunindo a potência dos artistas locais em diálogo com grandes nomes nacionais. Durante 24 horas, a cidade se transforma em um palco aberto, reafirmando nosso compromisso com o acesso à cultura e a construção de memórias coletivas", afirmou o prefeito Álvaro Damião (União Brasil).
A programação completa pode ser acessada pelo site da PBH.
A PBH programou interdições em áreas estratégicas, com informações em tempo real nos aplicativos Waze e Google Maps. Agentes da BHTrans, Polícia Militar e Guarda Municipal farão monitoramento e orientação no trânsito.
O transporte coletivo será reforçado durante a madrugada, com linhas do Move e estações de integração funcionando nos corredores das avenidas Antônio Carlos e Cristiano Machado. Algumas linhas terão itinerário alterado a partir das 14h de sábado (23).
Conforme a prefeitura, a segurança será coordenada pelo Centro Integrado de Operações de BH (COP-BH), que terá acesso a imagens de quase 5 mil câmeras espalhadas pela cidade. A Guarda Municipal atuará em viaturas, motos, bicicletas e patrulhamento a pé, formando um cinturão de proteção no entorno dos palcos e pontos de embarque.
Leia mais: