Maus-tratos

Vizinhos denunciam casal que teria abandonado cachorros na rua, na região do Barreiro

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
16/02/2023 às 18:30.
Atualizado em 16/02/2023 às 18:49

Um casal não identificado teria abandonado quatro cachorros em um imóvel que está à venda na rua Aristides Lisboa, no Tirol, região do Barreiro, em Belo Horizonte. Vizinhos contam que não é a primeira vez que os tutores fazem isso e que os cães estariam há dias sem água e comida.

Sônia Cristina Rodrigues mora na rua e diz à reportagem que os animais – um macho adulto, uma fêmea e dois filhotes – estão na rua há aproximadamente cinco dias. Segundo a testemunha, os animais estão parados na porta da casa.

(Reprodução / Redes Sociais)

(Reprodução / Redes Sociais)

"Não é a primeira vez que eles fazem isso. Assim que colocaram a casa à venda, há mais ou menos um mês, percebi que colocaram os cachorros na rua. Eu até discuti com ele (proprietário) e com a mulher dele. Falei que abandonar animais é crime. Se eles não querem mais os cachorros, deviam ter colocado para adoção. Depois dessa conversa, eles levaram os cachorros para dentro da casa", relatou Sônia.

O problema, de acordo com a vizinha, é que o abandono teria voltado a ocorrer nos últimos dias e, na tarde desta quinta-feira (16), apenas o cão macho adulto estava na porta do imóvel. A moradora afirmou que colocou ração e água para os animais mas ainda não viu a cadela e os filhotes.

Abandonar ou maltratar animais é crime previsto pela Lei 9.605/98. Em 2020, a pena para quem comete crime de maus-tratos passou de três meses a um ano de detenção para reclusão de dois a cinco anos, com multa e proibição de guarda de animais.

Em nota, a Prefeitura de BH informou que o Centro de Controle de Zoonoses realiza o recolhimento de animais soltos nas ruas quando não há tutores próximos, e que o pedido deve ser feito pelo telefone (31) 3277-7411 ou (31) 3277-7413.

A PBH ressaltou que o abandono e maus-tratos contra animais é crime e deve ser denunciado à Delegacia Especializada de Investigação de Crimes Contra a Fauna de Minas Gerais.

O Hoje em Dia entrou em contato com os tutores dos cães, mas ainda não recebeu resposta. O espaço segue aberto para manifestação do casal.

Leia mais:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por