Você é iniciante na meditação ou quer aprimorar a técnica? Confira dez dicas para meditar melhor

Izamara Arcanjo
Especial para o Hoje em Dia
24/11/2021 às 17:05.
Atualizado em 05/12/2021 às 06:19
 (Pexels/Reprodução)

(Pexels/Reprodução)

A prática da meditação é democrática e, em geral, muito simples. Entretanto, muitos consideram uma atividade difícil de fazer. Segundo a terapeuta interativa, Gracce Dorta, existe um equívoco quando se fala que a meditação é arte de esvaziar a mente. “Nosso cérebro não para de funcionar quando meditamos. A meditação é um mergulho profundo no nosso ser e não vamos esvaziar a mente. Ela nos auxilia a organizá-la, colocando cada coisa em seu lugar”, pontua.

A terapeuta ainda faz uma analogia entre a nossa mente e um “quartinho da bagunça”. Segundo ela, meditar é entrar nesse cômodo.

“É um trabalho que ninguém quer começar, mas é muito necessário, pois só assim a pessoa vai se aceitar, se perdoar, ser mais compassiva consigo e mais flexível com as imperfeições dos outros”, avalia Dorta.Gracce Dorta/Arquivo pessoal / N/A

"Nosso cérebro não para de funcionar quando meditamos", pontua Gracce.

A especialista dá dicas importantes para quem ainda não medita, e quer começar. Segundo ela, é importante reservar um momento do dia e manter a constância e repetição. “Cinco minutos que você tira, respirando com calma e tranquilamente, se concentrando no agora, já é meditação”, ensina.

Se você já medita há algum tempo e deseja aproveitar melhor a sua prática meditativa ou é iniciante na atividade, confira dez dicas da especialista:

1. Deixe o local limpo e organizado - Prepare o local escolhido para a prática como se fosse receber uma visita muito especial.

2. Utilize velas, incensos ou aromaterapia - Tudo deve ser pensado conforme a sua preferência e intenções. “O que você vai fazer será uma viagem íntima, e quanto mais agradável este momento, melhor”.

3. Escolha uma boa trilha sonora - A escolha da trilha sonora pode ser um elemento de conexão que facilita a introspecção para quem está começando. Além dos tradicionais mantras, uma boa escolha são as frequências sonoras, música clássica e mesmo a música popular brasileira. Enfim, algo que eleve a sua vibração na intenção da prática que está se dispondo realizar. “Porém, meditar em silêncio é totalmente possível e bem-vindo nestes momentos de contemplação interna”, diz a terapeuta.

4. Utilizar uma iluminação branda e indireta - Esse tipo de luz auxiliará você a criar uma atmosfera propícia para a prática meditativa, tornando, assim, o ambiente mais acolhedor para o seu relaxamento.

5. Respeite seu corpo e o ambiente - Em dias ensolarados, deixe o ambiente respirar. Nos dias frios, se aqueça! Trate a você e o seu corpo com absoluto carinho. O corpo ficará feliz e mais disposto à vivência meditativa escolhida para o dia de hoje. Este é um momento especial e, tudo o que puder proporcionar para que a sua mente flua sem que o seu corpo sinta dores ou desconfortos, melhor.

6. Hidrate-se - Deixe um copo de água por perto. Ou faça um chá de sua preferência nos dias frios.

7. Evite distrações - Caso esteja utilizando o som do seu celular para tocar a música escolhida, acione a função "não perturbe" e deixe o seu aparelho no modo "silencioso". Hidrate-se após à prática.

8. Escolha uma boa posição - Uma boa posição para quem está começando a meditar é a Savasana. É uma postura a qual o corpo fica deitado por completo sobre o chão, braços e pernas ficam estendidos, as palmas das mãos apontadas para cima e os olhos permanecem fechados. O objetivo é alcançar o total relaxamento do corpo.

9. Dê um tempo ao seu corpo e sua mente - Após o término da prática, vire de lado e descanse. Retome suas atividades só após alguns minutos.

10. Sempre que for meditar lembre-se: priorize-se! A sua saúde física e mental agradece.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por