Capital está em alerta para chuvas intensas com risco de rajadas de vento

(Hoje em Dia)
Belo Horizonte está em alerta para chuvas intensas com risco de rajadas de vento nos próximos quatro dias, diz a Defesa Civil. Segundo o órgão municipal, o acumulado de chuva poderá ultrapassar 100 milímetros até a próxima segunda-feira (3).
A previsão para a capital nesta quinta (30) é de céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva. Conforme a Defesa Civil, as chuvas podem ser, por vezes, fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento ocasionais.
De acordo com a previsão meteorológica, a temperatura mínima registrada na capital mineira foi de 18,2 °C. A máxima estimada é de 30 °C, e a umidade relativa mínima do ar deve ficar em torno de 45% durante a tarde.
Em razão da possibilidade de chuvas com ventos e raios, a Defesa Civil faz algumas recomendações:
Pelos padrões da Organização Meteorológica Mundial (OMM), a unidade de medida de precipitação é o milímetro (mm). A escolha se deve a razões práticas: 1 mm de espessura corresponde a 1 litro de água em um espaço de 1 metro quadrado.
Portanto, a medida em milímetros apontada nas previsões de tempo ou nos relatórios sobre chuvas considera que cada unidade corresponde a 1 litro em uma área de 1 metro quadrado.
Uma chuva de 10 mm corresponde a 10 litros de água em uma superfície plana de 1 metro quadrado. Dentro desse conceito deve-se considerar:
Chuva fraca: abaixo de 5 mm/h
Chuva moderada: entre 5 e 25 mm/h
Chuva forte: entre 25,1 e 50 mm/h
Chuva muito forte: acima de 50 mm/h
Leia mais: