(Divulgação / PBH)
Após apresentar instabilidade no sistema, a votação dos conselheiros tutelares em Belo Horizonte será prorrogada e os votos serão registrados exclusivamente por cédula impressa.
O comunicado foi feito pela prefeitura (PBH), em acordo com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, neste domingo (1). O horário de encerramento da votação, antes previsto para às 17h, foi estendido para até às 18h30.
Segundo a PBH, a medida atende a recomendação do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), acatada pela Comissão Eleitoral. A PBH informou ainda que a votação continua sendo realizada nas nove regionais da cidade, e os 27 mil votos já computados em urna eletrônica serão validados.
O novo sistema de votação eletrônica usado na eleição foi desenvolvido pela Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel). Segundo o executivo, "o sistema foi criado com tecnologias de ponta, utilizadas por grandes empresas em todo o mundo e que fazem parte do Catálogo de Tecnologias da Prodabel".
Serão escolhidos cinco representantes titulares por regional da cidade, além de nove suplentes, totalizando 54 vagas. Ainda de acordo com a PBH, foram deferidas 112 candidaturas após as etapas iniciais, que contaram com análise de currículos e testes de conhecimentos gerais e específicos, que poderão ser escolhidos pela população de Belo Horizonte para o trabalho de proteção integral às crianças e aos adolescentes pelos próximos quatro anos.
Leia mais:
Eleitores escolhem conselheiros tutelares em todo país neste domingo; veja quem pode votar
Conselho tutelar pode ser diferença entre vida e morte, diz ministério