Uso da máscara não é mais obrigatório em BH desde 11 de agosto (Fernando Michel)
O uso de máscara de proteção deixa de ser obrigatório em locais fechados a partir do próximo domingo (1) em todo o Estado. A flexibilização se deve à queda de casos da Covid-19 e avanço da vacinação.
Na manhã desta quarta-feira (27), o governador Romeu Zema (Novo) confirmou a data, afirmando que o "o sorriso dos mineiros poderá de novo ser mostrado pra todo o mundo."
Segundo o secretário de Estado de Saúde (SES), Fábio Baccheretti, “as chances de desenvolver um quadro grave da doença são baixas por causa da alta cobertura vacinal, e as chances de contrair a doença são pequenas por causa da baixa circulação do vírus”.
O uso da máscara é facultativo e segue recomendado para as pessoas que apresentem sintomas gripais e em locais de grande aglomerações.
A SES esclarece, no entanto, que a decisão sobre a desobrigação em locais fechados caberá a cada município.
Para Baccheretti, “essa é a hora de dar esse passo, não adianta vivermos para sempre com o sentimento de que se vai pegar a doença. Temos que saber identificar o momento. É um vírus circulando cada vez menos. Menos de 10% dos testes para Covid-19 dão positivo", salienta.
Belo Horizonte
Na capital, por enquanto, a liberação do uso da máscara em locais fechados ainda está indefinida. Do total de 193.192 crianças de 5 a 11 anos que podem se imunizar contra o coronavírus, 75,2% tomou a primeira dose. Mas apenas 35,9% completou o esquema vacinal.
A secretária Municipal de Saúde, Cláudia Navarro, já declarou que o uso das máscaras está diretamente ligada à vacinação infantil.
Betim
Em Betim, uma das principais cidades da Grande BH, o uso da máscara de proteção foi flexibilizado em locais fechados em 4 de abril. A medida foi tomada por causa do avanço da vacinação e da redução do número de casos graves de Covid-19.
Segundo a secretaria de Saúde do município, as contaminações caíram nos últimos 30 dias e mais de 90% do público-alvo está vacinado.
A medida, entretanto, não se aplica a usuários e prestadores de serviços do transporte coletivo e de aplicativos e similares. E também não vale para locais de prestação de serviços de saúde das redes pública e privada.
Contagem
Em Contagem, também na região metropolitana, o uso da máscara ainda é obrigatório em locais fechados. A secretaria de Saúde informou que a flexibilização está sendo avaliada pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19, que deve ser reunir na próxima semana. A decisão vai depender dos índices epidemiológicos.
Leia mais: