Investigação

Zema será ouvido pela Polícia Federal por falas de que governo fez 'vista grossa' em atos golpistas

Pedro Faria
pfaria@hojeemdia.com.br
05/04/2023 às 14:41.
Atualizado em 05/04/2023 às 15:25
 (FOTO: MAURICIO VIEIRA / JORNAL HOJE EM DIA)

(FOTO: MAURICIO VIEIRA / JORNAL HOJE EM DIA)

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), vai prestar depoimento à Polícia Federal (PF) na tarde desta quarta-feira (5) - o motivo da convocação não foi informado mas, segundo o jornal O Globo, seria devido às falas de que houve "vista grossa" do presidente Lula (PT) aos atos golpistas de 8 de janeiro em Brasília para poder "posar de vítima"

Em entrevista à Rádio Gaúcha no dia 16 de janeiro - uma semana após os atos em Brasília -, Zema disse que o governo federal teria feito "vista grossa fez vista grossa para que o pior acontecesse" e, posteriormente, posar "de vítima". Por este motivo, o ministro Alexandre de Moraes,  do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que o governador prestasse depoimento - que será realizada por videoconferência.

“Me parece que houve um erro da direita radical, que é minoria. Houve um erro também, talvez até proposital, do governo federal, que fez vista grossa para que o pior acontecesse e ele se fizesse de vítima. É uma suposição. Mas as investigações vão apontar se foi isso”, disse Zema à época. 

Mês passado, o governador declarou que, caso tivesse feitoalgo de errado, aceitaria a investigação. “Nós estamos abertos. Sempre sou favorável às investigações, quem não deve não teme. Que seja investigado tudo, quanto a mim e quanto ao que aconteceu no dia 8 de janeiro”, afirmou.

A reportagem procurou o governo de Minas, que não se posicionou. A Polícia Federal e o STF informaram que não comentam investigações em andamento.

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por