(Gil Leonardi/Divulgação e Arquivo Hoje em Dia)
Romeu Zema (Novo), provável candidato à reeleição ao governo de Minas, segue liderando as pesquisas na corrida eleitoral de 2022. Segundo levantamento divulgado nesta terça-feira (19), o atual chefe do Executivo aparece com 44% das intenções de voto, enquanto Alexandre Kalil (PSD), ex-prefeito de Belo Horizonte, tem 22%.
No levantamento, feito pelo Instituto Ver e encomendada pela rádio Itatiaia, também aparece Carlos Viana (PL), com 5% dos votos. Desta forma, Zema seria reeleito ainda em primeira turno, caso a eleição fosse hoje.
O estudo também mostra que Viana apresenta maior rejeição entre os candidatos, já que 36% dos eleitores não votariam no senador de jeito nenhum. Além disso, o político é o que apresenta maior índice de desconhecimento: 39%.
Já a rejeição de Zema e Kalil é de 32% e 31%, respectivamente. O ex-prefeito de BH também é menos conhecido que o atual governador. Atualmente, 24% dos entrevistados dizem não conhecê-lo o suficiente, enquanto 5% não conhecem Zema.
Apoios
O fator Lula, no entanto, pode influenciar de alguma forma nos resultados. Em um cenário em que Alexandre Kalil é apoiado pelo ex-presidente, o percentual dos votos sobe para 33%, passando a liderar a disputa.
Já Zema, com apoio do pré-candidato do partido Novo à presidência, Felipe D'Ávila, cai para 32%, enquanto Carlos Viana, com o apoio de Jair Bolsonaro, sobe para 13%.
Segundo turno
Ainda de acordo com a pesquisa, Zema também levaria vantagem no segundo turno sobre os outros possíveis adversários. Ele vence Kalil por 48% a 29% e vence Carlos Viana por 55% a 13%.
Foram entrevistadas, presencialmente, 1.500 pessoas entre 14 e 17 de abril. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95%.