(Elza Fiuza/ABr)
O Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação de emergência em mais seis municípios de Minas Gerais. A portaria foi publicada nesta terça-feira (18) no Diário Oficial da União.
O reconhecimento foi concedido às cidades de Arinos, Montes Claros, Mirabela, Jequitinhonha e Porteirinha, todas na região Norte de Minas. O motivo da medida é extenso período de seca e estiagem.
Já a cidade de Brasília de Minas teve o pedido de emergência reconhecido pelo motivo inverso. A cidade foi duramente atingida por chuva e inundações.
Com o decreto, as prefeituras poderão ter acesso a ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas por desastres naturais.
Solicitação de apoio
Para obter apoio emergencial da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), os municípios devem apresentar um Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). Após análise técnica, se aprovado, o Ministério da Integração define as ações que serão disponibilizadas.
Leia mais:
Defesa Civil reconhece situação de emergência em três municípios mineiros
Governo reconhece situação de emergência em 20 municípios por causa da seca, incluindo em Minas
Ministério da Integração Nacional reconhece situação de emergência de seis cidades mineiras
Governo federal reconhece emergência por causa da seca em 5 cidades mineiras