O Ministério da Saúde informou que o Brasil tem 1.656 casos de microcefalia confirmados. Deste total, 13 ocorreram em Minas Gerais. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (7).
O levantamento mostra que outros 3.130 casos suspeitos de bebês que nasceram com malformações congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada, estão em investigação no país, sendo 64 no Estado. O balanço mostra que foram confirmados casos de microcefalia em 588 municípios brasileiros, em todas os estados e no Distrito Federal.
Óbitos
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, 334 bebês com microcefalia não resistiram e morreram. Outros 184 óbitos continuam em investigação.
Para evitar a doença, a pasta recomenda que as gestantes reduzam a presença do mosquito Aedes aegypti com a eliminação de criadouros. Além disso, as grávidas devem aumentar a proteção. Dentre as recomendações está a de manter portas e janelas fechadas ou teladas, usar calça e camisa de manga comprida e utilizar repelentes permitidos para gestantes.