ANCARA - Dois ataques a bomba atingiram simultaneamente nesta terça-feira (19) à noite em Ancara um prédio do Ministério da Justiça e a sede do partido islamita-conservador no poder, deixando uma pessoa levemente ferida, anunciou o ministro turco da Justiça, Sadullah Ergin.
Duas granadas explodiram pouco antes 21h00 (16h00 de Brasília) diante da entrada de um prédio anexo do Ministério da Justiça, afirmou Ergin à imprensa.
"A esposa de um funcionário ficou levemente ferida, mas está bem. Ela deixou o hospital", indicou o ministro.
O segundo ataque foi efetuado com um lança-foguete contra a sede do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan, acrescentou.
O ministro não deu pistas, mas ressaltou que a Turquia vive "momentos importantes" e que estes momentos são propícios a tentativas de "sabotagens".
O duplo atentado ocorre no momento em que o chefe dos rebeldes curdos do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), Abdullah Öcalan, deve anunciar na quinta-feira em ocasião das celebrações do novo ano curdo um cessar-fogo unilateral, visto como um passo importante nas negociações de paz em curso desde dezembro com Ancara.
Essas explosões também foram registradas no dia seguinte a rígidas operações de busca ordenadas por um procurador de Istambul contra supostos membros de uma rede acusada de ter tentado derrubar o governo.
O procurador pediu a prisão perpétua de 64 pessoas, incluindo dez generais ativos ou aposentados, neste processo que desencadeou várias manifestações opositoras denunciando uma caça às bruxas por parte do governo.