Missão mineira participa de feira de frutas em Berlim

Jornal O Norte
22/01/2010 às 08:01.
Atualizado em 15/11/2021 às 06:18

Pela primeira vez, Minas Gerais participará de uma feira internacional de frutas. Uma missão comercial chefiada pela Central Exportaminas, órgão ligado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), levará até Berlim, Alemanha, de 3 a 5 de fevereiro próximo, produtores, técnicos, exportadores e empresários do setor para participarem da Feira Fruit-Logistica 2010.

Trata-se da principal feira mundial na área de perecíveis, sendo considerado o momento anual de encontro da cadeia de fruticultura, inclusive traders internacionais.

A missão técnica e comercial de Minas Gerais, formada por 22 pessoas, tem ainda o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG) e contará com o suporte de consultores da empresa americana Agland. Interessados em participar do Grupo ainda poderão entrar em contato com a Central Exportaminas pelo telefone (31) 3269-5500 ou pelo e-mail promocao@exportaminas.mg.gov.br

O diretor da Central Exportaminas, Jorge Duarte Oliveira, que lidera o grupo, lembrou que o Brasil já é um grande exportador de frutas, liderado por São Paulo, enquanto o Nordeste, com destaque para Petrolina e Juazeiro, está se transformando em um grande polo produtor.

“Como Minas Gerais ainda não é um grande exportador, mas tem um grande potencial, estamos com ações voltadas para alavancar as exportações de frutas e outros produtos perecíveis, como carnes, flores, alimentos resfriados e congelados”, destacou.

Jorge Duarte Oliveira explicou que, este mês, a Central Exportaminas já iniciou, com recursos do Banco Mundial (BIRD), um projeto de consultoria para análise das oportunidades no mercado internacional para a produção mineira, notadamente a da região do Jaíba. “Também serão estudadas as necessidades logísticas para que possa ser criada no Estado uma completa cadeia refrigerada, envolvendo a região do Jaíba e do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (AITN)”, enfatizou.

A Feira - O Espaço Minas Gerais, organizado pela Central Exportaminas conjuntamente com o Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil), ficará no Pavilhão Brazilian Fruit. Haverá estandes da Exportaminas/ Sebrae-MG, do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), da Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte), da Associação dos Bataticultores de Minas Gerais (Abasmig), da Associação dos Morangueiros de Estiva (AME) e da empresa NL Frutas. O estande contará com o suporte de três salas de reuniões, um business center, recepcionistas, área de degustação, serviço de garçom e assessoria de imprensa internacional. Dois consultores da Agland, no âmbito do Projeto Perecíveis do Programa de Assistência Técnica do Banco Mundial, estarão presentes para suporte especializado.

O grupo mineiro fará uma visita técnica à Rede Metro, ao mercado atacadista de Berlim, ao shopping KDW e à feira aberta a visitantes. Dentre os eventos paralelos, destaca-se o Freshconex (fórum de negócios com seminários e encontros sobre tecnologia, logística, embalagem e comercialização de produtos de conveniência).

O Brasil participa anualmente da feira, por meio do Ibraf, responsável há 10 anos pelo Projeto Setorial Integrado (PSI) de Frutas, com recursos da Apex-Brasil.

Em 2009, a Feira ocupou uma área de 88 mil metros quadrados, com 2.283 expositores de 78 países. Dentre os participantes, 35% foram de frutas frescas, 25% de vegetais frescos, 7% batatas, 7% embalagens, 5% logística e 4% equipamentos. (Fonte: Agência Minas)

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por