(Senai / Divulgação)
O monumento em homenagem ao avião 14-Bis, considerado um marco na história da aviação, será restaurado em Santos Dumont, na Zona da Mata, em comemoração aos 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont, conhecido como o pai da aviação. As obras devem terminar no dia 23.
Localizada na Praça Bagatelle, o monumento passará por reforma na unidade do Senai Luiz Adelar Scheuer, em Juiz de Fora (JF). O espaço onde fica o avião também será restaurado, recebendo nova jardinagem, gradeamento no entorno e iluminação de LED.
A instituição iniciou o trabalho com a desmontagem do monumento, que foi içado e levado para uma unidade em JF. Em 24 anos, essa é a segunda vez que a estrutura passa por melhorias e a última intervenção foi em 2003. Desde então, o monumento sofreu diversos atos de vandalismo que o danificaram, segundo o Senai.
Agora, o trabalho da equipe é restituir a originalidade da aeronave e realizar todo o processo de pintura automotiva que garanta não só padrões estéticos, mas também a proteção do bem tombado.