(Shutterstock)
Cinquenta e seis bairros de Belo Horizonte vão receber nesta sexta-feira (29) a recepção do sinal de 5G da operadora Tim (confira lista de locais mais abaixo). Para conseguir ter acesso a ampliação da internet móvel é necessário um aparelho celular que aceite a conexão.
De acordo com a empresa, os smartphones compatíveis com a rede vão exibir em qual rede os clientes estão conectados. Vale lembrar, que onde o sinal de 5G não estiver disponível a rede 4G continua operando normalmente.
Em 2021, três redes de telefonia que atuam no país compraram em um leilão concessões do serviço que será regulamentado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Além da Tim, as empresas Claro e Vivo também vão oferecer a ampliação da internet.
De acordo com a Anatel, 67 celulares que suportam a tecnologia foram homologados como aptos pela agência para receber o sinal de internet. Confira os bairros que vão receber o sinal de 5G da Tim:
O que muda com o 5G?
O serviço de internet reduz o tempo de latência, ou seja, o tempo gasto para envio e recebimento de comandos e informações. Com isso, o consumo de dados das pessoas que possuem aparelhos 5G dobra, em relação às que possuem 4G.
Além da velocidade, a quinta geração de internet móvel também promete conexão estável. A reportagem do Hoje em Dia fez uma simulação da velocidade oferecida pelo serviço 5G em relação ao 4G, de uma mesma operadora. No vídeo, o aparelho do lado esquerdo possui a quinta evolução da internet móvel. Já no lado direito está o celular com a maior internet oferecida até o momento (4G). Enquanto o serviço de 4G possui 132 mb disponíveis para fazer download de informação, o 5G oferece 1,470 gb.
Veja quais serão as principais mudanças: