Ao menos 600 pessoas realizaram um protesto na noite desta terça-feira, em Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo, ainda levantando a bandeira da redução da tarifa, apesar de o prefeito Antônio Carlos da Silva (PSDB) ter reduzido o valor um dia antes, de R$ 3,00 para R$ 2,80.
A passeata saiu da Avenida da Praia e terminou na Câmara Municipal, onde vereadores votavam o projeto de lei que validaria a redução da tarifa, mediante a concessão de redução de 4% do Imposto Sobre Serviço (ISS) para a empresa concessionária do transporte público.
"Bilhete único, tarifa por trecho, cobradores nos veículos são assuntos que não podemos discutir em manifestações e sim sentar, analisar planilhas, discutir o contrato, enfim, estudar tudo minuciosamente", disse o prefeito.
Em Ubatuba, centenas de moradores protestaram em frente à Câmara Municipal contra a previsão de aumento de 8% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A manifestação ocorreu, segundo os moradores, porque a proposta e os critérios utilizados para o aumento não foram discutidos com a população.
Estão marcadas manifestações nesta quarta-feira em São Sebastião e em Ilhabela, a partir das 18h. Em Ilhabela, os manifestantes prometem fechar a travessia da balsa entre a cidade e São Sebastião. Em manifestação anterior, o serviço foi suspenso por quatro horas.
http://www.estadao.com.br