Eleições 2022

Moraes dá 48h para Ministério da Defesa apresentar ao TSE auditoria feita em urnas

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
18/10/2022 às 11:02.
Atualizado em 18/10/2022 às 11:34
 (Luiz Costa/ Arquivo Hoje em Dia)

(Luiz Costa/ Arquivo Hoje em Dia)

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, determinou, nesta terça-feira (18), que o Ministério da Defesa apresente cópia da suposta auditoria feita nas urnas eletrônicas no primeiro turno das eleições deste ano.

Conforme a decisão, divulgada pelo G1, o magistrado cita as notícias de que o documento teria sido entregue ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

"As notícias de realização de auditoria das urnas pelas Forças Armadas, mediante entrega de relatório ao candidato à reeleição, parecem demonstrar a intenção de satisfazer a vontade eleitoral manifestada pelo Chefe do Executivo, podendo caracterizar, em tese, desvio de finalidade e abuso de poder”, disse Moraes.

A determinação do presidente do TSE ocorre após provocação do partido Rede, alegando que Bolsonaro, em uma live recente, voltou a defender a auditoria das urnas que não fosse pela própria justiça eleitoral.

“[Determino] ao Ministério da Defesa que, no prazo de 48 (quarenta e oito horas) preste as devidas informações, mediante a apresentação de cópia dos documentos existentes sobre eventual auditoria das urnas, com a correspondente fonte do recurso empregado", decidiu o ministro.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por