Morango é nova opção para a produção familiar na região

Jornal O Norte
29/07/2009 às 10:32.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:05

Janaína Gonçalves


Repórter

O cenário de plantio de morangos acontece há 50 anos e a produção não se restringe apenas aos campos da região Sul e de outras onde predominam as baixas temperaturas. As plantações nos municípios do semi-árido também aumentaram, e garantem renda principalmente para os agricultores familiares. De acordo com levantamentos da secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a área cultivada em Minas nos últimos 18 anos saltou de 172 hectares para 1,6 mil hectares.

De acordo com o vendedor Helder Norato de Souza, a experiência com a fruticultura já tem quatro anos e, desde então, sustenta sua família através da venda de produtos da safra.

O vendedor relata que, neste ano, a safra é favorável aos agricultores, aos comerciantes e também aos consumidores:

- No ano passado, cerca de 500 gramas de morango saía por R$ 3, e hoje é vendido a R$ 1,49, ou seja, houve uma queda de 50% nos preços.

E acrescenta:

- Vendo por dia uma média de 30 caixas.

Gilmar da Silva Souza, do Bairro Santos Reis, também vende frutas típicas da safra há 8 anos, e acredita ser uma opção de trabalho alternativo.

- Ao invés de ocupar o tempo com coisas erradas, aproveito para oferecer um produto de qualidade e ganhar meu dinheiro – diz.

 Para a artesã Simone Pereira Barros, do Novo Delfino, compra morangos pela primeira vez:

- Nunca experimentei, mas hoje me deu vontade, e quero aproveitar e fazer com uma boa receita, com leite condensado.

(foto: JANAÍNA GONÇALVES)





A artesã Simone Pereira Barros aproveita a


oferta para comprar morangos
.

Dados da  Emater-MG revelam que, em todas a cadeia produtiva do morando emprega-se cerca de 30 mil pessoas no estado.

PESQUISA EM NOVAS ÁREAS

A pesquisa do morango no estado ganhou força nos últimos anos com o aumento do número de especialistas voltados para o segmento. A Epamig, também vinculada à secretaria de estado da Agricultura, desenvolve trabalhos nessa área, nos seus centros de Caldas, no Sul de Minas, e de Nova Porteirinha e Janaúba, no Norte de Minas. As novas cultivares, com características próprias para o plantio nas diferentes regiões, fortalecem a produção em mais de 30 municípios mineiros. A produtividade média por hectare é de 60 a 120 mil quilos, em comparação com os 18 mil quilos obtidos nos primeiros anos de plantio no estado.  

De acordo com o coordenador dos trabalhos, Mário Sérgio Dias, no Norte de Minas os produtores de morango são, em sua maioria, agricultores familiares, que cultivam o fruto para atender principalmente as indústrias de polpa, iogurte e geleia. Para as empresas, também é vantajoso comprar o produto no local, porque os preços são mais baixos que os cobrados por produtores de outras regiões.

Um programa desenvolvido na fazenda experimental da Epamig em Nova Porteirinha resultou no morango orgânico, que pode ser cultivado sem a utilização de produtos químicos. Para Mário Sérgio, a alta temperatura e a baixa umidade do Norte de Minas impedem a manifestação de pragas e doenças nos campos de morango. Esse diferencial torna o morango da região mais competitivo.

- O cultivo do morango no Norte de Minas cumpre também uma função social e essa nova alternativa estimula o crescimento da agricultura familiar – diz.

Mário Sérgio acrescenta que é alta a produtividade de mudas de excelente qualidade na fazenda experimental.

- Com apoio da Epemig, foram desenvolvidas variedades que possibilitam a produtividade de 50 a 60 toneladas por hectare nos campos experimentais, em comparação com a média nacional, que é da ordem de 30 toneladas por hectare – diz. (Fonte: Emater MG)

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por