Luto

Morre Silvio Berlusconi, ex-primeiro-ministro da Itália, aos 86 anos

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 12/06/2023 às 10:28.
 (Arquivo Hoje em Dia)

(Arquivo Hoje em Dia)

Silvio Berlusconi, ex-primeiro-ministro da Itália, morreu aos 86 anos na manhã desta segunda-feira (12). Ele foi protagonista da vida política do país nos últimos 30 anos.

Chamado de "o imortal" por sua longevidade na política, Berlusconi estava internado desde sexta-feira (9) no hospital San Raffaele, em Milão, com leucemia. 

O ex-primeiro-ministro passou mais de 40 dias internado para tratar uma infecção pulmonar agravada pelo quadro de leucemia mielomonocítica crônica. Berlusconi enfrentou vários problemas de saúde nos últimos anos de vida e foi internado diversas vezes. 

Berlusconi governou a Itália por três vezes, entre os anos de 1994 e 1995, 2001 e 2006 e 2008 e 2011, e foi eleito senador da República em 2022. Ele é recordista de tempo no poder na era republicana na Itália.

Em 1994, ele fundou o Força Itália, de centro-direita, um dos partidos que hoje sustentam o governo de Giorgia Meloni, de extrema-direita. Meloni é a atual premiê do país.

Berlusconi também teve sua vida política marcada por problemas judiciais. Em 2013, ele foi condenado a um ano de serviços sociais por fraude fiscal, o que levou à cassação de seu mandato de senador e o deixou inelegível até 2019.

Escândalos sexuais

Pivô de escândalos sexuais entre 2011 e 2013, Berlusconi enfrentou três julgamentos no escândalo "Rubygate", nome que faz referência a uma menor de idade de origem marroquina que participava das festas eróticas promovidas pelo ex-primeiro-ministro.

Ele costumava apresentar Ruby como sobrinha do presidente egípcio Hosni Mubarak. Apesar de ter sido absolvido da acusação de prostituição de menor, Berlusconi foi processado por subornar as testemunhas do caso, a maioria modelos e prostitutas. Os julgamentos abalaram sua imagem.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por