(Divulgação)
A Mostra de Cinema de Tiradentes, que acontece de 18 a 26 de janeiro, terá como tema a descentralização do cinema brasileiro e prestará homenagem à atriz Simone Spoladore.
Nesta, que é a 16ª edição do evento, foram 105 longas inscritos, 45 deles produzidos fora do eixo Rio-São Paulo. A participação das produções de Minas Gerais é recorde. A expectativa é que o festival atraia um público de cerca de 30 mil pessoas.
Serão exibidos 120 filmes, entre títulos nacionais e internacionais. A programação, que abre o calendário audiovisual brasileiro deste ano, também inclui seminários, debates, oficinas e atrações artísticas gratuitas.
Cinema e TV
Curitibana de 33 anos, Simone Spoladore ganhou destaque em 2001, quando protagonizou o filme “Lavoura Arcaica” e a minissérie global “Os Maias”, ambos com direção de Luiz Fernando Carvalho.
Depois disso, ela esteve presente em vários títulos destacados do cinema nacional: “Desmundo” (2002), “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias” (2005) e “Elvis & Madona” (2010).
Atualmente, ela se dedica ao trabalho na televisão. É a Violeta Osório da novela “Balacobaco”, da Rede Record. Na mesma emissora, trabalhou em “Vidas em Jogo”, “Bela, a Feia” e “O Profeta”.