(Lucas Prates / Hoje em Dia)
Motoristas e trocadores de ônibus de Belo Horizonte podem ter o salário parcelado este mês. A informação é do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH). A justificativa é o aumento nos gastos provocados pelos impactos da greve dos caminhoneiros, nas últimas semanas do mês de maio. "A medida tem por objetivo afastar a iminência de colapso no sistema de transporte de Belo Horizonte", informou o Setra-BH por meio de nota.
Ainda conforme o sindicato, o custos extras "agravaram o desequilíbrio econômico e financeiro do sistema de transporte coletivo urbano por ônibus da capital mineira". Por causa da paralisação, houve a necessidade de aquisição de óleo diesel à vista e a preços mais elevados, além de acentuada queda na arrecadação com as passagens.
Também por meio de nota, a diretoria do Sindicato dos Rodoviários de BH e Região (STTRBH) informou que "nenhuma negociação foi aberta com o propósito de discutir o escalonamento do pagamento salarial dos operadores do transporte coletivo de BH. A expectativa da diretoria do Sindicato é pelo cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho, que determina o depósito dos salários até o quinto dia útil do mês".
Uma reunião de emergência está sendo realizada na tarde desta ter-feira (4), no Sindicato dos Rodoviários.