Reunião ocorrerá na segunda-feira (7), às 14h, no auditória da sede do Parque
(Eugênio Moraes /Arquivo Hoje em Dia)
O movimento ambientalista “Rola Moça Resiste” organiza um protesto contra uma ‘ameaça de mineração no parque’ localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Uma reunião está prevista para ocorrer nesta segunda-feira (7), às 14h, no auditório da sede do parque.
Segundo o grupo, um termo de compromisso envolvendo uma mineradora prevê o "descomissionamento das barragens" localizadas na zona de amortecimento do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça.A mobilização critica também a pretensão de construção de uma estrada para “escoar” o minério proveniente do “Descomissionamento das Barragens”.
O movimento afirma que, caso o termo seja cumprido, a Serra do Rola Moça pode sofrer “danos irreversíveis para a fauna e flora da região, além do comprometimento das águas e nascentes dos afluentes da bacia do Rio Paraopeba”.
“A comunidade está temerosa quanto ao "Termo de Compromisso" e ao acordo firmado. O que a comunidade deseja é que a área seja recuperada e devolvida ao Parque Estadual da Serra do Rola Moça e que, essa importante Unidade de Conservação, esteja livre da ameaça da mineração”, diz trecho de um comunicado emitido pelo movimento.
O Hoje em Dia entrou em contato com a mineradora citada e a matéria será atualizada quando houver uma resposta.
Leia mais: