Mulheres agricultoras debatem espaço nas propriedades rurais

Jornal O Norte
26/11/2008 às 11:41.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:51

Helen Borborema


Colaboração para O NORTE

Aconteceu no último dia 17, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Porteirinha, o Encontro das Mulheres Trabalhadoras Rurais da micro-região da Serra Geral. Foram convocadas neste primeiro momento mulheres que são lideranças nos STR e  associações para discutir sobre o atual cenário político e a participação das mulheres nestas representações. Durante a reunião foi feito um diagnóstico da real participação e condição das mulheres nos espaços, buscando propostas e intervenções para a valorização da participação da mulher nas representações e de contribuições para construção de um projeto popular por um mundo mais justo.

Para agricultora Maria de Lourdes de Souza que é diretora do STR de Porteirinha e do Centro de Agricultura Alternativa - CAA - a formação e a capacitação das mulheres trabalhadoras rurais é de fundamental importância para que ela participe mais ativamente dos espaços representativos de seu meio. Lourdes fala que é necessário perguntar os sindicatos o que entendem disso, se querem contribuir e como vamos fazer para puxar essa política, essa discussão sobre os problemas das mulheres na região da Serra Geral”.

Segundo Leninha Alves da Articulação no Semi-Árido Mineiro - ASA Minas – é importante que os Sindicatos e demais organizações leve a discussão para dentro dos espaços, façam agenda e passe a pautar a questão de gênero. Para ela essa discussão deve ser levada para a base e a partir disso repensar as relações e propor soluções para dialogo com as mulheres da região da serra geral.

Estiveram presentes agricultoras e agricultores representantes dos STR dos municípios de Janaúba, Mato Verde, Riacho dos Machados, Porteirinha e da Associação Quilombo do Gorutuba.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por