Serra da Saudade, no Centro-Oeste de Minas, tem 1.294 eleitores e é o menor colégio eleitoral do país; nova prefeita recebeu 1.084 votos
Serra da Saudade, no Centro-Oeste de Minas, tem 1.294 eleitores, segundo o TRE-MG (Prefeitura/ Divulgação)
Bastaram 72 votos para João Padim (Podemos) se eleger vereador em Serra da Saudade, no Centro-Oeste de Minas. O trabalhador rural vai ocupar novamente o cargo no Legislativo com a menor votação entre os colegas. O município é o menor colégio eleitoral do país, com 1.294 eleitores.
A Câmara Municipal de Serra da Saudade tem nove cadeiras, que na próxima legislatura (2025-2028) serão divididas apenas entre dois partidos: Podemos e PP. São cinco parlamentares da primeira sigla e quatro da segunda, que também é a legenda da futura prefeita Neusa Ribeiro. Ela já chefiou o Executivo outras duas vezes.
Entre os nove vereadores eleitos neste domingo (6), há somente um novato: a professora do Ensino Fundamental Ana Carolina Araújo, a Carol (Podemos). Com 33 anos, será a única mulher na Câmara, após receber 102 votos. Os parlamentares mais votados em Serra da Saudade foram Sireli (Podemos), com 163 votos, e Geraldo Batata (PP), com 162.
O município também tem a menor população do país, de acordo com o IBGE. São 833 pessoas em 2024, conforme estimativas. O número de votantes pode ser maior do que o de habitantes devido a ex-moradores que, mesmo mudando de cidade, não alteraram o domicílio eleitoral.
Leia mais: