Municípios recebem recursos para agricultura familiar

Jornal O Norte
29/09/2005 às 10:50.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:52

Na última terça-feira, a Emater realizou no auditório da Amams - Associação dos municípios da área mineira da Sudene uma reunião sobre o programa Minas sem Fome, quando apresentou as normas gerais e orientou os municípios sobre a distribuição dos insumos. Com uma verba de R$ 22 milhões, o programa executará no Norte de Minas os projetos pomares, lavouras comunitárias, hortas,avicultura, apicultura e capacitação para agricultura familiar.

O objetivo do Minas sem Fome é implementar projetos que contribuam para a inclusão da população em situação de maior vulnerabilidade social no processo produtivo, com ações voltadas para a produção de alimentos e geração de renda, visando à melhoria de suas condições de segurança alimentar e nutricional.

Em Capitão Enéas, por exemplo, o programa vai ajudar a mais de 1000 famílias. Com um recurso inicial de cerca de R$ 30 mil, o município poderá ajudar na produção de hortas familiares, escolares, em creches e comunitárias, pomares familiares e coletivos e criação de aves. A entrega dos insumos e das mudas foi feita nessa quarta-feira.

CAPACITAÇÃO

De acordo Rogério Max do Nascimento, técnico da Emater em Capitão Enéas, a prefeitura capacitou pequenos produtores rurais no primeiro semestre deste ano.

- Com o apoio do secretário municipal de Agricultura, José Hermes Gomes, que deu sustentabilidade ao projeto de capacitação, pudemos incentivar e preparar os produtores para a organização e trabalho em grupo, a fim de diminuir custos, otimizar a comercialização dos produtos, além de facilitar o acesso à assistência técnica.

Para o prefeito de Capitão Enéas, Reinaldo Landulfo Teixeira, o programa vai ajudar a minimizar os problemas sociais no município. - Com o aquecimento da produção agrícola, haverá geração de renda local. Estimular o cooperativismo na agricultura familiar e entre pequenos produtores também faz parte do plano de metas do município, que abrange ações como a implantação de um sistema de irrigação em cerca de 1200 hectares em cerca de 250 propriedades na zona rural. Cada família poderá ter uma área de até quatro hectares beneficiada com a irrigação - conclui.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por