(Divulgação / Corpo de Bombeiros)
Um muro de arrimo de uma casa em Araxá, no Triângulo Mineiro, desabou na manhã desta terça-feira (3). Com aproximadamente 4 metros de altura e 16 m de comprimento, o muro não suportou o acúmulo de água das chuvas que atingem a região e despejou grande quantidade de terra no imóvel. Não há vítimas.
Militares do Corpo de Bombeiros identificaram que não havia sistema de drenagem na estrutura do muro, o que, segundo eles, favorece o acúmulo e saturação do solo, causando uma sobrecarga estrutural.
A Defesa Civil também esteve no local. A estrutura foi construída há cerca de 6 meses, segundo relato do proprietário do imóvel à equipe do órgão.
De acordo com Corpo dos Bombeiros, acima do muro de arrimo havia um outro muro de alvenaria, que também caiu devido ao deslocamento da terra e gerou uma rachadura no solo do terreno. Foi identificada também outra rachadura considerável em um muro lateral.
Apesar do impacto e amplitude do acidente, ninguém se feriu, nenhuma residência foi atingida ou registrou danos estruturais.
Os dois muros foram destruídos e precisarão ser reconstruídos.
(Divulgação / Corpo de Bombeiros)
Orientação
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros orientam que muros de contenção devem ser projetados e construídos sob supervisão de engenheiros legalmente habilitados, a fim de evitar danos e situações de risco.
Em caso de movimentação da estrutura, surgimento repentino de rachaduras, ruídos anormais, ou outros sinais que sugerem situação de risco, proprietários dos imóveis ou vizinhos devem entrar em contato com a corporação (telefone 193) e Defesa Civil (telefone 199).
Leia mais:
Minas tem 470 cidades em alerta para chuvas intensas nesta quarta; saiba quais
Sobe para 124 o número de cidades mineiras em situação de emergência devido às chuvas