Com a retomada IPI ao patamar oficial e maior restrição para aprovação de crédito, o sonho do carro zero ficou mais distante. E os usados voltaram a ser uma opção mais factível e com menor impacto no orçamento doméstico. Mas, antes de bater o martelo e levar para casa aquele “carro de garagem”, verifique alguns quesitos para não comprar gato por lebre. O primeiro passo na compra de um automóvel usado é verificar sua documentação. Peça tudo: Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) do ano em exercício, documento de transferência de propriedade e manual do proprietário. Com os dados do veículo, é possível verificar junto ao Detran se há multas ou impedimentos. O histórico de multas pode dizer muito sobre o comportamento do antigo proprietário. Histórico Atualmente, há serviços que permitem saber a vida pregressa do automóvel, como ocorrência de furto, sinistro, revenda em leilão, acidentes, dentre outros dados que podem indicar ocorrências que denunciam comprometimento estrutural, mecânico ou até mesmo legal. As consultas custam entre R$ 40 e 50. Não é uma ninharia, mas pode evitar que você leve um salvado retorcido. Já o manual do proprietário é um item fundamental e que não pode faltar. Se o vendedor não tiver o livreto, repense sua compra, pois é impossível descobrir se o carro passou por todas as etapas do cronograma de manutenção, além demonstrar falta de cuidado, já que o manual é o único documento que esmiúça todos os detalhes do carro. Maquiagem Todo carro usado a venda é bem apresentável. O proprietário dá um trato no visual, passa um aspirador de pó, besunta os pneus com “pretinho”, limpa o cofre do motor, tudo para o possante ficar um brinco. Existem sinais que podem indicar se o carro foi tratado com carinho ou falta de zelo. Lanternas e faróis com aspectos diferentes ou desalinhados podem indicar batidas. Confira se os pontos de encaixe estão em perfeitas condições, se não há frestas que permitam entrar água e poeira no alojamento das lâmpadas. Lentes paralelas são fáceis de se identificar. Geralmente têm coloração opaca e desbotam com rapidez. Outros detalhes, como pequenos arranhões, marcas e amassadinhos, que podem ter aspecto ruim, indicam que a lataria não sofreu retoques. Mas o primordial é nunca fazer a visita desacompanhado de um mecânico experiente. Ele não vai lhe recomendar uma porcaria, pois sabe que você irá bater na porta dele toda semana reclamando da carniça que ele avalizou. Enchente Com as cidades cada vez mais impermeabilizadas, é muito comum se deparar com vítimas de enchentes nos pátios das agências. Uma dica simples é verificar se há pontos de ferrugem nos encaixes das borrachas de vedação, sob o carpete e na caixa de fusíveis. Se houver oxidação nesses locais, é sinal de o carro pode ter sido engolido por uma inundação, que pode comprometer todo o circuito elétrico, e causar deterioração dos painéis da carroceria.