Se você gosta de astronomia, não deixe de conferir o alinhamento de quatro dos cinco planetas visíveis a olho nu nesta semana. Vênus, Marte, Júpiter e Saturno podem ser vistos alinhados no céu do lado do sol nascente antes do amanhecer.
Os planetas, todos visíveis sem a ajuda de binóculos ou telescópios, serão visíveis cerca de uma hora antes do amanhecer, explica o site americano IFL Science. Saturno é o primeiro a surgir no horizonte, seguido por Marte. A estrela da manhã, ou Vênus, é o próximo, acompanhado pelo “rei” dos planetas, Júpiter. Tecnicamente, Netuno também está no alinhamento, mas só pode ser visualizado com um telescópio muito bom.
Os quatro planetas estarão “juntos” por várias semanas, portanto, não se preocupe se perder o curioso fenômeno astronômico neste feriadão de Tiradentes. Uma dica do site americano é se preparar para ver o alinhamento em 1º de maio, quando Júpiter e Vênus estarão em conjunção, o que significa que eles aparecerão muito próximos no céu. Eles são os planetas mais brilhantes.
Se quiser localizar o quinto planeta visível a olho nu, mesmo que não faça parte do fenômeno, não se preocupe. Mercúrio também estará visível em uma posição privilegiada em 1º de maio. Logo após o pôr do sol, o menor planeta do sistema solar poderá ser visto seguindo o Sol além do horizonte, próximo ao aglomerado estelar das Plêiades, o mais conhecido pela humanidade.
Leia mais: