Na sexta, presidente estará em BH pela manhã e em Juiz de Fora à tarde
Obras da avenida Maracanã (Elias Ramos / PMC)
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, estará em Minas nesta quinta-feira (27). Será a quarta visita ao Estado este ano. Ele é aguardado à tarde em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde irá anunciar investimentos do Governo Federal nas áreas da saúde, da cultura e de infraestrutura urbana no município.
Na sexta, presidente estará na capital pela manhã e em Juiz de Fora à tarde.
A cerimônia em Contagem será realizada durante visita à obra da avenida Maracanã, que irá a cidade e outros três municípios: BH Esmeraldas e Betim. Cerca de 220 mil pessoas serão beneficiadas.
Com 4,5 km de extensão, a Avenida Maracanã contará com um corredor exclusivo de ônibus e irá diminuir o tempo de deslocamento entre a região de Nova Contagem até a área central do município. Além disso, a obra irá mitigar os problemas de inundações na cidade, com a implantação de 3,5 km de canal de macrodrenagem do córrego Maracanã/Matadouro e a construção de um parque linear ao longo do leito do córrego.
No local da visita, o presidente participa de cerimônia sobre os investimentos do Governo Federal em Contagem, nas áreas da saúde, da cultura e de infraestrutura urbana. O ato contará com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade, da ministra da Cultura, Margareth de Menezes, do ministro das Cidades, Jader Filho, do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e da prefeita de Contagem, Marília Campos.
Com recursos do Ministério das Cidades, foram destinados R$ 302 milhões para construção da via. Um dos grandes benefícios será a redução significativa de tráfego na área central de Contagem, formada por vias estreitas, que não suportam o fluxo intenso de veículos. A implantação da avenida Maracanã fará com que haja um ordenamento do espaço urbano, melhorando os deslocamentos das pessoas e o transporte de cargas na cidade.
A implantação da avenida Maracanã complementará ainda o sistema viário interrompido na altura da rua Alberto Schwaitzer. Com esta obra, a continuidade da avenida João Cesar de Oliveira estará garantida, ligando as regiões Sul e Norte da cidade sem passar pelo centro histórico, desviando 70% do tráfego desta área.