na raça

Na base da insistência, Cruzeiro vence Universidad e avança direto para as oitavas da Sula

Na próxima semana a Raposa conhecerá o adversário da próxima fase

Paulo Duarte
esportes@hojeemdia.com.br
Publicado em 30/05/2024 às 23:01.
Cruzeiro vence e avança direto para as oitavas da Sula (Gustavo Aleixo / Cruzeiro)

Cruzeiro vence e avança direto para as oitavas da Sula (Gustavo Aleixo / Cruzeiro)

Com gol de Rafa Silva no segundo tempo, o Cruzeiro venceu o Universidad de Quito na noite desta quinta-feira (30),  e conquistou a vaga direta para as oitavas de final da Sul-Americana. Além do atacante, o arqueiro Anderson também fez a diferença no jogo com defesas cruciais nas duas etapas. A partida marcou o recorde de público na competição. 55.254 torcedores marcaram presença no Mineirão para empurrar o time rumo ao objetivo. 

Na próxima fase, a Raposa enfrentará um dos segundos colocados da fase de Grupos. O sorteio acontecerá na próxima segunda-feira (3). Antes, o time de Fernando Seabra terá compromisso pelo Brasileirão. No domingo (2), o Cruzeiro vai a São Paulo para encarar o Tricolor Paulista, no Morumbis, às 18h30.

O jogo

Os primeiros dez minutos de jogo foram de amplo domínio do Cruzeiro, mas pecando no arremate final. Já a Universidad aproveitou erro no ataque celeste para fazer Anderson trabalhar no Mineirão.  Aos 12, Rafa Silva e Grillo se chocaram de cabeça na grande área, com o zagueiro equatoriano levando a pior, com um corte na cabeça. Após enfaixar o local e colocar a tradicional toca, o zagueiro retornou ao jogo.

Aos 18, a chance mais clara da Raposa veio em jogada rápida de cobrança de lateral de Marlon, que achou Barreal na ponta esquerda da pequena área. Após dominar, Barreal cruzou a bola e ela passou livre pela extensão da área até sair pela linha lateral.

Após esse lance, o duelo seguiu com o time celeste, empurrado pela torcida, não aproveitando as chances criadas. Aos 37 foi Rafa Silva quem perdeu a chance de abrir o placar. Após receber passe de Verón, o atacante bateu cruzado e a bola saiu raspando a trave. Três minutos depois, Matheus Pereira, sozinho na grande área, chutou com o pé direito por cima do gol, após outra boa jogada de Verón. 

Aos 44, Anderson salvou o Cruzeiro, após o time celeste ceder contra-ataque perigoso ao adversário. Com os pés ele defendeu um chute na grande área, de Mauro Díaz, na última grande oportunidade do primeiro tempo. 

Na volta do intervalo, Fernando Seabra promoveu a primeira alteração na equipe. Robert entrou no lugar de Barreal. Logo no primeiro lance, o jovem construiu a jogada que, graças ao goleiro equatoriano, não terminou com uma pintura de Matheus Pereira. De bicicleta, o camisa 10 celeste obrigou o arqueiro a espalmar a bola e evitar o golaço do jogador. 

Aos 18, Pereira entrou novamente em ação e por muito pouco não marcou um gol olímpico no Gigante da Pampulha. Aos 26, Vitinho entrou na vaga de Gabriel Verón, na segunda mexida de Seabra no Cruzeiro. Precisando da vitória, a Raposa seguia com maior posse de bola, mas sem criar boas chances. 

Até que aos 34 minutos Rafa Silva aproveitou rebote do goleiro Romo, após cobrança de escanteio e testada de Zé Ivaldo, para mandar a bola para o fundo das redes, abrindo o placar no Mineirão. Três minutos depois, Anderson novamente salva a casa celeste ao voar no canto direito e mandar a bola para a linha de fundo após chute de fora da área de Anangonó.

Embalado por 55.254 torcedores presentes no Mineirão, o time celeste teve a chance de ampliar o resultado, mas foi parado por boas defesas de Romo, que havia falhado no tento salvador da Raposa. Nos acréscimos, Ramiro entrou no lugar de Lucas Romero para ajudar a equipe a segurar o resultado que garantiu o Cruzeiro nas oitavas de final da competição. 

FICHA TÉCNICA

CRUZEIRO 1X0 UNIVERSIDAD QUITO

Cruzeiro
Anderson; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon; Lucas Romero (Ramiro), Lucas Silva, Barreal (Robert) e Matheus Pereira; Gabriel Verón (Vitinho) e Rafa Silva. Técnico: Fernando Seabra

Universidad Quito
Romo; Anangonó (Aron Rodríguez), Vallecilla, Grillo e Loor; Minda, Clavijo (Cifuente), Mauro Díaz (Quevedo), Nieto; Fajardo (Luis Castillo) e Ismael Díaz. Técnico: Jorge Célico

Motivo: 6ª rodada fase de Grupos - Copa Sul-Americana
Data:30 de maio de 2024  (quinta-feira)
Local: Mineirão - Belo Horizonte-MG
Árbitro: Maximiliano Ramírez (ARG), auxiliado por Juan Belatti (ARG) e Daiana Milone (ARG)
VAR: Antonio Garcia (URU)
Cartões amarelos: Fajardo (Universidad Quito)
Gol: Rafa Silva, aos 34’, 2º tempo (Cruzeiro)

Leia mais

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por