Na véspera do 7 de Setembro, internautas usam Twitter para mobilização

Folhapress
06/09/2013 às 17:06.
Atualizado em 20/11/2021 às 21:44

SÃO PAULO - Após as grandes manifestações que tomaram as ruas do país no mês de junho, o feriado de 7 de Setembro parece ter surgido como um grande catalisador das insatisfações populares. Ao menos é o que se espera que aconteça neste sábado, com atos de protesto marcados por diversos grupos nas maiores cidades do país.
Os preparativos e a expectativa para o Dia da Independência estão entre os assuntos mais comentados do dia no Twitter. A hashtag #vemprarua chegou aos trending topics no Rio de Janeiro, em São Paulo e no Brasil.

Os internautas aproveitaram a véspera do feriado para intensificar a mobilização para as manifestações.
"Amanhã em todo Brasil #OperacaoSeteDeSetembro O maior protesto da história! Juntos Somos Fortes! #VemPraRua", disse o internauta Danilo Cattani (@dcattani).
"Manifestação de 7 de setembro com ordem e sem violência. Vamos exercer o nosso direito de manifestar contra a corrupção e desmando #vemprarua", disse Pedro Lima Bomfim (@bomfim-2012).

Outro tema que é alvo de discussão entre os tuiteiros é o uso de máscaras durante os protestos. A prática chegou a ser ameaçada em algumas cidades, como o Rio de Janeiro, onde uma norma autoriza a polícia a deter manifestantes com o rosto coberto para identificação.
No entanto, o secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, disse hoje que essa medida só será tomada pelos policiais se houver suspeita de que o "mascarado" esteja envolvido em ações violentas.

"Sou contra o uso de máscaras. Os verdadeiros cidadãos não têm vergonha de mostrar o rosto. #vemprarua nesse dia 07!", disse Sergiomar Maia (@SergiomarMaia).Nesta sexta-feira (6) o assunto voltou a tona depois que o cantor e compositor Caetano Veloso posou para uma foto cobrindo o rosto no estilo dos Black Blocs, grupos de usam depredações como forma de protesto. A foto, postada no Facebook do grupo Mídia Ninja, veio acompanhada de uma frase em que Caetano critica a decisão do governo e da Justiça do Rio. "É uma violência simbólica proibir o uso de mascaras [sic]. Dia 07 de setembro todos deveriam ir as [sic] ruas mascarados!."

Anonymous

Parte dos protestos do Sete de Setembro estão sendo convocados pelo grupo de ativismo hacker Anonymous em 149 cidades, incluindo as principais capitais do país.
A página do evento, que os manifestantes chamam de "maior protesto da história do Brasil" e "Operação Sete de Setembro", havia distribuído até ontem 5,1 milhões de convites em todo o país, com 398 mil confirmações. Esses números, porém, não representam presença efetiva.
No Estado de São Paulo, estão previstas manifestações em 41 cidades. Na capital, o maior deles deve acontecer no Masp, a partir das 14h.
 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por