Namorados devem gastar menos para presentear este ano

Da Redação
primeiroplano@hojeemdia.com.br
06/06/2016 às 11:42.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:46
 (Eugênio Moraes)

(Eugênio Moraes)

Os apaixonados que querem presentar seu amor devem gastar menos este ano no Dia dos Namorados (12), ao menos segundo pesquisa divulgada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). De acordo com o levantamento a média dos gastos deve ser R$103,20, uma queda de 29,42% no tíquete médio em comparaçãocom o ano passado.

O vice-presidente da CDL/BH, Marco Antonio Gaspar, explica que a piora dos indicadores econômicos como a pressão inflacionária e o aumento dos juros têm um forte impacto negativo sobre o orçamento das famílias. “A renda do consumidor está cada vez mais comprometida com o pagamento de despesas essenciais. Com isso, o consumidor tende a consumir menos”, afirma. “E a expectativa dos lojistas é que o belo-horizontino gaste ainda menos com o presente dos namorados (R$ 88,50)”, afirma.

Para 36,4% dos entrevistados, o valor dos presentes deste Dia dos Namorados será menor, na comparação com o ano anterior. E segundo a maioria dos consumidores (52,1%) o motivo é o aumento da inflação. As demais respostas foram: está sem dinheiro (28,2%); está desempregado (14,1%); está endividado (2,8%). E 2,8% dos entrevistados não responderam.

Para 33,3% dos consumidores o valor do presente deste ano está igual ao de 2015. Já os que acreditam que o valor está maior somam 28,7% dos entrevistados.

Outros pontos da pesquisa:

· 84,9% dos consumidores pretendem pagar suas compras à vista

· As lojas de rua serão os locais mais procurados para fazer as compras

· O produto que lidera a intenção de compra são as roupas, seguido de perfumes e cosméticos, calçados, bombons, diversos (canecas, bichos de pelúcia, etc), joias, bijuterias, eletrônicos, óculos e acessórios, bolsas, livros, cestas de café da manhã e eletrodomésticos.

· Para 59,4% dos consumidores a comemoração ficará apenas no presente.

· 86% dos entrevistados vão presentear. No ano passado eram 76,0%

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por