Mountain bike

Nas trilhas de Mariana: cidade histórica receberá cerca de 2 mil ciclistas para Iron Biker Brasil

Letícia Lopes
esportes@hojeemdia.com.br
16/09/2022 às 08:00.
Atualizado em 16/09/2022 às 13:10
Últimas nove edições do Iron Biker aconteceram nos caminhos dos distritos de Mariana (Samuel Consentino/Divulgação)

Últimas nove edições do Iron Biker aconteceram nos caminhos dos distritos de Mariana (Samuel Consentino/Divulgação)

Adrenalina e muita competição irão compor o próximo fim de semana na cidade de Mariana, região central de Minas Gerais, que receberá a 29ª edição do Iron Biker Brasil, a maior prova de mountain bike da América Latina. A partir de hoje e até domingo (18), a Praça Gomes Freire, conhecida como “Jardim”, concentrará dois mil ciclistas de todos os lugares do país e cerca de seis mil visitantes para prestigiar o evento.

Entre os participantes, de diversas partes do Brasil e do mundo, estão vários atletas de destaque. Entram nesta lista o suíço Christoph Sauser, medalhista olímpico e bicampeão da Copa do Mundo de Mountain Bike e os atuais campeões do Iron Biker Brasil, Nicolas Machado e Karen Olimpio.

“Em 2022, vamos poder contar novamente com atletas de todos os cantos do Brasil. Isso é uma satisfação imensa para nós, organizadores. Afinal, são pessoas que estão vindo de cidades de até 2 mil km de distância. Só comprova o amor pelo mountain bike, pelo o esporte e pela própria prova. Estamos ansiosos para a grande maratona desse ano”, destacou Lucas Fonda, um dos organizadores.

O evento acontecerá em três dias, sendo que o primeiro, na sexta-feira (16), será voltado para a entrega de kits e programação social. As provas serão realizadas no sábado (17) e no domingo (18), quando os ciclistas percorrerão cerca de 150 km em dois dias, com a linha de partida e de chegada marcadas no Jardim.

Os atletas serão divididos em dois grupos: os que farão o percurso completo e os que optaram pelo percurso reduzido. O primeiro grupo sairá às 8h, e o segundo às 8h45. As trilhas da rota passam pelos distritos de Mariana e contam com altimetrias bem definidas para testar o poder de resistência dos competidores.

Novidades

Em 29 anos de competição, o evento passou por muitas transformações e novidades continuam acontecendo. Nesta edição, o Iron Biker contará com a pista de Pump Track. Ela foi construída na Arena Poliesportiva de Mariana, viabilizada pela Prefeitura da cidade. 

Esta é a maior pista de Pump Track pública do país, com curvas e rampas ideais que podem ser usadas para o lazer e para treinos e desenvolvimento de atletas amadores e profissionais.

Para Lucas Fonda, a nova pista incentivará ainda mais a prática do esporte na cidade. “Mariana vem, nos últimos anos, sendo a capital do mountain bike no país não apenas por sediar o Iron Biker Brasil, mas por incentivar a prática esportiva, por meio do desenvolvimento de projetos como esse”.

Leia mais: 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por