(Rafa Aguiar)
A vereadora Nely Aquino (PRTB) foi eleita a nova presidente da Câmara Municipal, em sessão plenária nesta quarta-feira (12) na Casa. Nely é a segunda presidente mulher da Câmara e a primeira eleita no primeiro mandato.
Com 24 votos, três a mais do que o necessário para se eleger em primeiro turno, a candidatura de Nely aglutinou a base do prefeito Alexandre Kalil (PHS). Além dela, foram eleitos para a Mesa Diretora os vereadores Preto (DEM) como 1° vice-presidente; Jair Di Gregório (PP) como 2° presidente; Carlos Henrique (PMN) para secretário-geral; Catatau (PHS) na primeira secretaria; e Marilda Portela (PRB) como segunda secretária.
Nely fez frente à candidatura do vereador Orlei (Avante), que apesar de compor a base de governo, foi o principal adversário da candidatura governista.
Até a semana passada, Nely não era cotada para a presidência da Câmara. Nos bastidores, parlamentares atribuem ao prefeito uma articulação para a escolha de Nely, apesar de a vereadora negar um suposto acordo.
"Eu disse que não seria candidata e colocaria meu nome como vice-presidente. Mas foi um consenso do grupo e aceitei", justificou Nely.
Com a escolha de Nely, a base de Kalil, que soma 28 vereadores, deve sofrer algum impacto na próxima legislatura. Isso porque vereadores como Gabriel Azevedo (PHS), que também concorreu à presidência da Câmara, e o próprio Orlei articulam a manutenção de um grupo autointitulado independente, composto por até 15 parlamentares de oposição, o que pode dificultar a aprovação de projetos da Prefeitura na Casa.