New March preserva DNA japonês de qualidade, mas traz "jeitinho" brasileiro

João Alberto Aguiar - Hoje em Dia (*)
20/05/2014 às 07:43.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:39
 (Nissan/Divulgação)

(Nissan/Divulgação)

O DNA da Nissan é japonês e está associado a produtos de qualidade e confiabilidade. Mas o “jeitinho” do New March, lançado na semana passada no país, é basicamente brasileiro. Agora produzido na nova fábrica no interior do Rio de Janeiro, inaugurada em abril e que consumiu investimentos de R$ 2,6 bilhões, o carrinho estará disponível nas concessionárias da marca a partir da próxima segunda-feira, em seis versões (três com motorização 1.0 e outras três 1.6) e seis cores (duas sólidas, duas metálicas e duas perolizadas). A Nissan oferece três anos de garantia e revisões com preços fechados para toda a linha.

O estilo do New March mudou em relação aos modelos produzidos no México e que permanecem sendo importados e comercializados no Brasil, com preços cerca de 10% menores em relação aos modelos recém-lançados. A frente, por exemplo, ficou mais ao gosto do brasileiro. Já a traseira manteve basicamente as mesmas linhas. Internamente, há novidades no novo hatch compacto. O modelo mais sofisticado apresenta itens consagrados em automóveis de segmentos superiores, como por exemplo câmara de ré e navegador por GPS integrado às redes sociais (tela de 5,8 polegadas), bem ao gosto do público jovem.

Uma vantagem do New March ante o comercializado atualmente é a ampliação do espaço e, por tabela, da comodidade. Segundo o fabricante, o entreeixo cresceu 4,7 centímetros e a altura em 1,53 metro.

Só para brasileiros

O novo volante multifuncional do carros – disponível no modelo top de linha – é uma exclusividade do New March brasileiro, com controles de áudio e da função viva voz para o telefone, o que sugere uma preocupação da Nissan em estreitar os laços com o consumidor nacional.

Outros itens desenvolvidos pela marca para o carro agora nacional são a suspensão retrabalhada, que privilegia o tipo de solo brasileiro, acabamento acústico e utilização mais intensa de materiais cromados, como na alavanca do freio de mão.

“Para entendermos melhor o público brasileiro, iniciamos uma pesquisa em janeiro de 2012 com 200 clientes de São Paulo. Fizemos, ainda, levantamentos de menor porte, com representantes de concessionárias de várias regiões do país. Isso foi importante para termos uma visão geral das necessidades do público brasileiro no projeto do New March”, revela o gerente de Marketing de Produto da Nissan, Tiago Castro.

Segundo o executivo, o atual índice de nacionalização do New March é de 65%. A expectativa da Nissan é de que este número suba para 85% até o final de 2016.

Crescimento

Com um carro cada vez mais voltado para preencher as expectativas do brasileiro, é natural que a empresa queira ganhar mais espaço no mercado. Segundo o presidente da Nissan do Brasil, François Dossa, a Nissan quer, até o final deste ano, saltar na participação de mercado dos atuais 2% para 3%.

A esperança dos japoneses, até 2016, é abocanhar 5% do mercado, e passar de 169 para 195 lojas no país. “Vamos mostrar que somos cada vez mais brasileiros”, diz o executivo da Nissan.

Preços partem de R$ 32,990

O New March de entrada (1.0 Conforto, que desenvolve 74cv de potência) custa R$ 32.990 e vem equipado de série, entre outros itens, com ar-condicionado, airbags frontais, computador de bordo, freios ABS e direção elétrica progressiva.

A versão seguinte (1.0) S sai por R$ 34.490, e acrescenta, entre outros itens, chave com telecomando para o porta-malas.

Já o 1.0 SV custa R$ 36.990 e vem com rádio CD Player, entrada para MP3 e roda de liga leve, aro 15.

Quem optar pela motorização 1.6, que desenvolve 111 cv de potência, tem preços a partir de R$ 37.490. As versões seguintes custam R$ 39.990 e R$ 42.990, respectivamente.

(*) Viajou a convite da Nissan
 

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